Agilidade

Diploma digital é uma das novidades da Universidade Federal do Tocantins em 2022

Objetivo é garantir mais segurança e agilidade na emissão dos diplomas.

Por Redação
Comentários (0)

03/01/2022 08h26 - Atualizado há 2 anos
Novos diplomas de graduação da UFT serão digitais

A partir deste ano de 2022 a Universidade Federal do Tocantins contará com um novo serviço para a comunidade acadêmica: a disponibilização do diploma digital. O novo serviço atende à Portaria nº 1.095/2018, do Governo Federal. A partir de 1º de janeiro de 2022 a UFT já vai emitir os diplomas de graduação no formato digital.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFT, professor Eduardo Cezari, "a implantação do diploma digital vai permitir maior celeridade no processo de registro e emissão. Além disso, visa aumentar a segurança, praticidade para consulta e verificação de autenticidade. Na UFT já estamos com as plataformas testadas e em fase de atualização para emissão nesse formato a partir de janeiro de 2022.".

O superintendente de Tecnologia da Informação, professor Ary Henrique Morais de Oliveira, disse que o diploma digital "é mais uma ferramenta para atender à lei federal do Governo Eletrônico, que fala sobre a transformação digital do governo (Lei 14.129), e a UFT - como órgão do Executivo Federal - vai passar pela digitalização ou pela transformação de todos os seus serviços, para que ela esteja disponível para toda a população 24 horas por dia, ou seja, o serviço ficará disponível o tempo todo".

Ele destaca que o produto foi desenvolvido pela empresa AVMB a partir da demanda da Prograd. "Nossos analistas de sistema da STI desenharam a solução e passaram para o desenvolvimento por essa empresa, dentro de nosso contrato", explicou. 

Automatização e evolução

Para a diretora de Registro e Controle Acadêmico, Daniella Nascimento, a implantação do Diploma Digital representa uma inovação rumo à eficiência dos serviços prestados pela UFT à comunidade acadêmica.

"A implantação do Diploma Digital foi muito esperada por toda equipe e comunidade acadêmica, sendo mais um marco para evolução da UFT. A automatização de determinados procedimentos faz parte das propostas de inovações para garantir a eficiência dos serviços prestados aos usuários, com comodidade, segurança e transparência. O próximo passo, será estender a solução para a pós-graduação", destacou.

Ela explica que o diploma digital tem validade em todo o território nacional. Caso o acadêmico queira obter a versão impressa, deverá pagar por sua emissão. "Ressaltamos que será publicada uma nova Instrução Normativa com orientações sobre Colações de Grau, visando o completo atendimento das novas regras".

O Diploma Digital é representado por três (3) arquivos: um em formato .xml (sigla em inglês para “Extensible Markup Language”) do Histórico Escolar; um arquivo no formato .xml do Diploma; e um arquivo em formato .pdf com a representação visual do Diploma, com QR Code e Código de Validação.

O que diz a Lei

Governo Eletrônico

Lei nº 14.129 - Dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o aumento da eficiência da administração pública, especialmente por meio da desburocratização, da inovação, da transformação digital e da participação do cidadão.

Expedição de Diplomas

Portaria nº 1.095/2018 - Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.