Saúde pública

Hemocentro do Tocantins vai fornecer plasma para produção de medicamentos biotecnológicos

Material biológico enviado será utilizado principalmente na produção de pró-coagulantes.

Por Redação
Comentários (0)

27/12/2022 09h40 - Atualizado há 1 ano
Plasmas excedentes do Hemorrede de Palmas.

O Hemocentro de Palmas, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi aprovado recentemente para realizar o fornecimento de Plasma Fresco Congelado (PFC), excedente, para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde (MS), responsável por produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A aprovação aconteceu após auditoria realizada pela Hemobrás, junto ao HCP, onde foi avaliado todo o processo do ciclo do sangue. A empresa vem realizando auditorias nos hemocentros do Brasil, com a finalidade na obtenção de um plasma apto ao fracionamento industrial, atendendo aos requisitos exigidos pela legislação vigente.

O material biológico excedente será utilizado principalmente na produção de pró-coagulantes como o Fator VIII e Fator IX, Albumina e Imunoglobulinas, fundamentais aos pacientes em tratamento pelo SUS, que são portadores de coagulopatias e outras deficiências.

Segundo a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes, esta atitude é uma conquista para a saúde pública. “É uma conquista porque o plasma excedente era descartado e agora esse material irá colaborar na produção de medicamentos que beneficiará muitos pacientes, visto que temos uma produção bem significativa, por exemplo, em 2022 (janeiro a novembro) tivemos a produção média mensal de mais de 800 bolsas de plasma”, afirmou.

O início do envio das bolsas ainda será definido entre a empresa e a Hemorrede Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.