Legislativo

Em discurso a deputados, Wanderlei diz não ter adversários e elenca prioridades para 2022

'Podemos até ter palanques separados lá na frente', ressaltou.

Por Nielcem Fernandes 1.306
Comentários (0)

01/02/2022 16h05 - Atualizado há 2 anos
Wanderlei também falou dos avançoes na gestão e das prioridades para 2022

O governador interino do Tocantins, Wanderlei Barbosa, discursou durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 1º de fevereiro, e fez questão de agradecer o empenho dos 24 deputados em prol do desenvolvimento do estado e elencou as principais prioridades de seu governo para 2022.

Com pouco mais de 100 dias à frente do Executivo Estadual, Wanderlei iniciou seu discurso falando sobre a importância do retorno das aulas 100% presenciais na Rede Estadual de Ensino.

“Nós temos mais de dois anos com as atividades paralisadas. É um momento diferente que nós temos que nos adequar e nos organizar para isso. Temos que, além de retornar as aulas, continuar fazendo aquilo que nos propusemos: melhorar o sistema de educação do estado. Tivemos um aumento de aproximadamente 33% na verba do Fundeb que será transferido para a comunidade escolar”, destacou.

Servidores públicos

Wanderlei Barbosa afirmou que é prioridade de sua gestão valorizar os servidores públicos de todas as áreas.

“Não deixaremos de valorizar os servidores de todas as vertentes. Aqueles recursos que tivermos, nós iremos pagar passivos da maneira que fizemos no final do ano. Pagamos mais de R$ 300 milhões para os profissionais da educação”, lembrou.

“Nós cuidaremos da nossa Polícia Militar, da nossa Polícia Civil, cuidaremos do Quadro Geral, dentro daquilo que determina a legislação. Não deixarei, em nenhum momento, faltar disposição para debater qualquer insatisfação que tenha qualquer categoria trabalhista, cuidando para que os servidores trabalhem cada vez mais motivados”, destacou.

Saúde

Wanderlei também enfatizou as ações realizadas durante sua gestão na área da saúde. O governador garantiu que as obras de infraestrutura irão continuar e citou como exemplo a ampliação do Hospital Regional de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio.

"Em Augustinópolis, nós não estamos dando prosseguimento, nós retomamos as obras do hospital", pontuou.

Sobre as cirurgias eletivas, um problema antigo na área da saúde, o governador prometeu acabar com a fila de espera.

"Só no mês de dezembro, com nosso aporte financeiro, realizamos mais de 1.300 cirurgias eletivas. Nosso desejo é atender bem a população e vamos continuar atendendo, cuidando, valorizando nossos servidores, nossos profissionais que atendem os mais de 1,6 milhão de tocantinenses", disse.

Pandemia

Com o avanço da variante Ômicron da Covid-19, que provocou uma terceira onda de casos, o governador disse que a gestão está atenta e tem realizado todos os esforços para minimizar os impactos à população.

Ele destacou que o governo já se reuniu com a classe empresarial a fim de reforçar as medidas sanitárias e evitar um novo fechamento do comércio.

“Não quero politizar a vacinação. Vacinar é preservar vidas. No início dessa doença, quando as pessoas não eram vacinadas, nós vimos o terror de ter pessoas nas portas dos hospitais e não ter um leito hospitalar para receber, não só no Tocantins, mas em diversos estados do Brasil. Nós precisamos dessa atenção, dessa disciplina de usarmos as nossas máscaras. Não vamos esquecer que a estrutura hospitalar não é suficiente para atender um número muito grande de pessoas contaminadas”, reforçou.

Recuperação de Estradas

Wanderlei Barbosa também falou que o governo está empenhado dar respostas rápidas aos problemas e dificuldades da população tocantinense.

“Temos que fazer a reparação das rodovias por todo estado. Nós recebemos o estado há aproximadamente 100 dias com chuvas intensas e muitos problemas nas rodovias. Eu agradeço as pessoas que me marcam em vídeos com estradas ruins, pois me mostra aquilo que eu preciso fazer junto com a nossa equipe que tem sido enérgica”, frisou.

Parceria

Wanderlei lembrou ainda que a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e disse não ter adversários políticos na Assembleia nem no Congresso.

“Nós não temos adversários nem aqui nem no Congresso. Podemos até ter palanques separados lá na frente. Mas nosso objetivo é transformar o estado do Tocantins em um estado melhor. Dar maior qualidade de vida à nossa população, que a população possa ter uma mobilidade segura por todas as regiões. Que o setor produtivo continue crescendo”, reconheceu.

Municipalismo

Sobre a distribuição dos recursos, o governador afirmou que a confiança nos prefeitos é um dos pilares do verdadeiro municipalismo.

“Temos recursos que iremos fazer o direcionamento para todas as regiões. Municipalismo eu creio que seja a distribuição e a confiança mútua entre governo estadual e governos municipais”, destacou.

Industrialização

O governador interino também falou sobre o aporte financeiro destinado à revitalização e implantação de parques industriais em diversas regiões do estado.

“Estamos aportando recursos para os parques industriais, para urbanização, para que nosso setor empresarial tenha endereços urbanizados para instalação de suas empresas para que possam gerar empregos e contribuir com a economia do estado. Nós sabemos que todos os impostos que chegam para fomentar o tesouro do estado vêm do setor empresarial. Portanto, temos que valorizar a classe empresarial e facilitar a instalação dessas empresas. Temos que ter política fiscal austera e humanizada para que os empresários não sejam penalizados e eu estou disposto a conversar com todos”, explicou Wanderlei.

IPVA

Outra medida adotada pelo atual governo e que teve ampla repercussão positiva foi o congelamento da tabela do IPVA para 2022.

“Eu não vou penalizar nossos condutores de veículos. Nós já temos carga tributária demais para ser paga”.

Humildade

Em tom de crítica à gestão do governador afastado Mauro Carlesse, Wanderlei afirmou que seu secretariado está orientado a receber todas as demandas da sociedade de forma humilde e comprometida.

“Nós fomos eleitos para isso, somos empregados do povo do estado. Nós somos servidores dessa nação tocantinense e nós temos que fazer isso”, concluiu.  

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.