BR-153

Fiscalização verifica se radares estão medindo velocidade real de veículos na BR-153

A ação vai ocorrer entre esta quinta-feira (28) e sábado (30) em cinco cidades do Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

28/03/2019 10h43 - Atualizado há 5 anos
Radar

Uma operação vai apurar se a velocidade dos veículos marcada por radares está correta na BR-153 em Araguaína, Miranorte, Pugmil, Barrolândia e Oliveira de Fátima entre esta quinta-feira (28) e sábado (30).

A ação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o isolamento e segurança do trânsito durante os ensaios metrológicos.

Os radares de trânsito são aparelhos que monitoraram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para determinado trecho.

Para o funcionamento, eles devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Contran.

Fiscalização pós-reparo

A verificação pós-reparo tem relação com as interferências externas que o aparelho pode sofrer, a exemplo dos raios que podem atingir os radares e interferir na medição.

Durante o período chuvoso e com a grande incidência de raios no Tocantins, é importante atestar os equipamentos para assegurar a eficácia”, apontou o técnico de instrumentos da AEM, Luis Fernando da Silva Lima.

Para o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, a fiscalização é de extrema importância. “As barreiras eletrônicas visam controlar a velocidade dos veículos e é fundamental que o medidor esteja marcando de forma correta, atestando a real velocidade dos veículos automotores”, pontuou.

Ações rotineiras

As ações fiscalizatórias de radares são rotineiras e acontecem anualmente obedecendo a calendário pré-estabelecido. Além das ações previstas, ocorrem as de cunho aleatório como a pós-reparo, que também são fundamentais para o perfeito funcionamento das barreiras eletrônicas.

A AEM ressaltou que as velocidades permitidas são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. 

A ação ocorre em cinco municípios

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.