Dr. Ary

Pioneiro em Araguaína, médico que lutou pela criação do Tocantins morre aos 72 anos

O médico chegou a Araguaína em 1975, lutou para criação do Tocantins e também foi servidor municipal e estadual.

Por Redação 6.591
Comentários (0)

24/09/2018 16h27 - Atualizado há 5 anos
Dr. Ary, um dos pioneiros de Araguaína

O médico pioneiro de Araguaína José Arimatea Ferreira Rocha, conhecido como Dr. Ary, faleceu aos 72 anos de idade neste domingo (23), em decorrência de complicações de um câncer no fígado.

O corpo do médico foi velado na 1ª Igreja Batista e sepultado no cemitério São Lázaro nesta segunda-feira (24).

Dr. Ary era casado com Leila da Luz Lima Rocha, com quem conviveu por mais de 50 anos e deixou três filhos: José Arimatea Ferreira Rocha Junior (Arizinho), o advogado Renato Rocha Lima e Ricardo Lima Rocha.

O médico nasceu em Floriano (PI) no dia 29 de maio de 1946. Formou-se com mérito na Universidade de Brasília (UNB), cidade na qual iniciou sua vida profissional.

Mudou-se para Araguaína em 1975, ainda no antigo norte de Goiás, e foi um dos precursores da luta pela criação do Estado do Tocantins. Atuou como médico e prestou relevantes serviços à cidade e região.

Logo no início de seu trabalho em Araguaína, ele abriu o antigo hospital 'Casa de Saúde Dr. Ary', localizado na esquina da Rua Sousa Porto com a 1º de Janeiro.

Na unidade de saúde ele atendia qualquer pessoa com a dignidade, presteza e carinho, independentemente de cor, raça, religião ou condição financeira. Por isso, ficou conhecido como 'médico dos pobres'.

Além do trabalho privado, Dr. Ary foi também servidor estadual e municipal na área da saúde.

Durante seu velório, amigos relembraram que algumas discussões em prol da criação do Estado foram realizadas debaixo de um pé de manga no quintal da residência do médico, inclusive com a presença do então deputado federal Siqueira Campos.

O presidente da Subseção da OAB de Araguaína, José Quezado, lamentou a perda e prestou solidariedade à família. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.