Atenção!

Rumo inicia operações em ferrovia no Tocantins e alerta população para cuidados com os trens

Empresa reforça orientações de segurança nas proximidades da linha férrea.

Por Redação
Comentários (0)

06/08/2024 15h33 - Atualizado há 4 horas
Operação será entre o terminal de Alvorada (TO) e o Porto de Santos (SP)

Notícias do Tocantins - A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, inicia neste mês de julho as primeiras operações de transporte de grãos entre o terminal de Alvorada (TO) e o Porto de Santos (SP).

Com composições de até 80 vagões partindo do município tocantinense, a empresa alerta a população dos municípios da região sul do Estado (Alvorada e Talismã), bem como do Norte de Goiás (Uruaçu, Porangatu, Goianésia, Jaraguá e região) que passarão a conviver com o fluxo frequente de trens na região. Antes, o fluxo de trens chegava somente até o município de Anápolis (GO).

A nova operação em Alvorada (TO) surge como uma nova alternativa logística para a economia agrícola do estado, recebendo cargas do Tocantins, da Bahia e do leste de Mato Grosso. Tatiana Montorio, Coordenadora de Performance Social da Rumo, orienta a população que reside próximo a linha do trem para os cuidados com a passagem das composições.

“Nós temos uma equipe de maquinistas altamente capacitada e treinada para operar os trens seguindo rigorosamente os padrões de segurança da operação. Sempre que as composições cruzam rodovias ou locais com passagens para pedestre, os maquinistas acionam a buzina para alertar da proximidade do trem”, destaca a coordenadora.

No entanto, os cuidados vão para além do trânsito. Segundo Tatiana, é necessário que a população tenha cuidado também com os animais. “A ferrovia passa também por áreas rurais, então é fundamental que a população deixe os animais em áreas cercadas e sem acesso livre à linha férrea para evitar qualquer risco de atropelamento”, explica. 

Dicas de segurança

Para uma operação ferroviária mais segura para todos, a empresa lista abaixo algumas dicas básicas de segurança para toda a população: 

Motoristas:

• Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;

• Para realizar uma travessia segura, tenha atenção

redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);

• Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;

• Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Moradores:

- Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;

- Sempre mantenha uma distância segura dos trens, seja eles parados ou em movimento;

- Nunca caminhe sobre os trilhos. Essa é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia; e

- Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais e que colocam a vida em risco.

- Não deixe seus animais com livre circulação para a área operacional da ferrovia. Mantenha seu terreno devidamente cercado e protegido.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.