Preparação

Secretários de Saúde de 42 municípios se reúnem em Araguaína para capacitação do SUS

O curso aborda temas como financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS.

Por Agnaldo Araujo 680
Comentários (0)

26/11/2018 17h18 - Atualizado há 2 anos
O curso ocorre nesta segunda e terça-feira

Secretários municipais de Saúde de 42 municípios da região norte do Tocantins participam de um curso na área nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), em Araguaína.

A preparação é promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins – COSEMS/TO. As atividades estão sendo realizadas no Auditório da FACIT II, localizada na TO-222, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

O curso aborda temas como financiamento do Sistema Único de Saúde - SUS, planejamento e prestação de contas da Saúde e contratualização no SUS. Os assuntos discutidos durante o evento são resultados de demandas elaboradas pelos próprios gestores municipais.

Araguaína é mais uma vez referência e por isso recebe esses secretários para juntos trocarmos experiências e termos acesso a informações que vão nos ajudar a melhor gerir as demandas da Secretaria de Saúde”, explicou Jean Coutinho, Secretário Municipal de Saúde de Araguaína e Presidente do COSEMS/TO.

Ministram o curso profissionais da saúde e técnicos do COSEMS no Estado do Paraná. “A gestão do SUS é bastante complexa, portarias são lançadas todos os dias, detalhes do planejamento são essências para uma boa administração e por isso o gestor precisa estar bem preparado”, destacou Giórgia Luchese, psicóloga e membro do COSEMS/PR.

A capacitação é realizada simultaneamente em Palmas, onde conta com a participação de secretários de Saúde dos municípios da região Central e Sul do Tocantins.

Araguaína como referência

Os municípios menores têm muita dificuldade em elaborar alguns instrumentos de gestão por não ter equipe suficiente. Muitos gestores elaboram os instrumentos de gestão praticamente só, o que não é o caso de Araguaína. Temos uma equipe bem definida que contribui muito com a administração dentro da secretaria municipal de saúde, o que nos possibilita, inclusive, auxiliarmos outros municípios da nossa região”, afirmou o secretário de saúde de Araguaína.

Recentemente, o município de Babaçulândia recebeu o apoio da equipe técnica da Secretaria de Saúde de Araguaína com orientações sobre como melhor executar os instrumentos de gestão.

Sobre o COSEMS/TO

COSEMS/TO é uma entidade sem fim lucrativo e tem o objetivo de representar os secretários municipais de Saúde do Tocantins junto às instâncias institucionais do SUS.

É por meio do conselho que o gestor municipal garante espaço e poder de decisão perante o Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite.

(Adriana Santana)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.