Trânsito

Tocantins perdeu mais de 500 vidas no trânsito em 2023, apesar da redução de acidentes fatais

Senatran estabeleceu como meta a redução de 50% no número de mortes no trânsito até 2030.

Por Redação
Comentários (0)

12/01/2024 10h47 - Atualizado há 6 meses
Detran TO realizou várias ações de conscientização

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam uma redução de 6,59% no número de mortes relacionadas ao trânsito no Tocantins em 2023 em comparação com o ano anterior.  De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2022 foram registrados 546 óbitos, já em 2023 foram 510 vidas perdidas por conta de acidentes nas vias e estradas.

O Governo Federal através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), estabeleceu como meta a redução de 50% no número de mortes no trânsito até 2030. Para atender a esse objetivo foi criado o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o plano conta com seis pilares fundamentais: gestão de segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento às vítimas e normatização e segurança.

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) é um dos órgãos que aderiu ao Pnatrans, e o resultado dessa atuação é a redução no número de mortes no trânsito e nas notificações de vítimas não fatais de acidentes. Em 2022 deram entrada nos hospitais do estado 621 pacientes, já em 2023 foram 328 entradas, uma redução de 47,18% nos dados, vale ressaltar que essas notificações incluem casos envolvendo vítimas que deram entrada com mais de 24 horas do ocorrido.

A campanha educativa de 2024, aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), traz a mensagem “Paz no trânsito começa por você”. Para o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, as ações educativas e de fiscalização do órgão de trânsito estadual vem ao encontro dessa meta.

“Ao longo de 2023 foram realizadas diversas ações educativas, de fiscalização e campanhas publicitárias com foco na redução dos números de sinistros de trânsito e, consequentemente, do número de vidas perdidas, atingimos bons resultados, mas apesar da redução o número ainda é alto e nenhuma morte no trânsito é aceitável, por isso as ações vão se intensificar este ano, nosso objetivo é a construção de um trânsito mais seguro e consciente para todos”, finalizou.

Os agentes de fiscalização, atuaram junto aos cidadãos para conscientizar e educar os motoristas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.