Destaque internacional

Aos 10 anos, garoto prodígio de Araguaína conquista prêmios até da Nasa na área de astronomia

Rafael estuda o 6º ano do ensino fundamental, mas já coleciona prêmios internacionais.

Por Redação 2.881
Comentários (0)

06/09/2023 11h40 - Atualizado há 7 meses
Rafael Nunes visitando a Nasa, nos Estados Unidos.

Com apenas 10 anos, o garoto Rafael Colferai Nunes, de Araguaína (TO), vem deixando sua marca no mundo acadêmico ao conquistar prêmios importantes e reconhecimento de instituições.

Muito dedicado aos estudos, Rafael é uma grande inspiração para todos ao seu redor. Apesar de sua tenra idade, já demonstra uma paixão notável pela astronomia, ciências e engenharia aeroespacial. Ele está atualmente cursando o 6º ano do ensino fundamental. Recentemente, recebeu uma premiação notável.

O reconhecimento é da International Star Kids Awards 2023. Nessa prestigiada cerimônia, que celebra jovens talentos com habilidades excepcionais, Rafael foi agraciado com o certificado Rising Star na categoria Ciência Espacial e Astronomia.

Estou infinitamente grato por esse grandioso reconhecimento. Esse prêmio é muito importante para mim, porque além de ser um reconhecimento da minha dedicação aos estudos na astronomia e ciências espaciais, eu agora posso inspirar mais crianças a gostarem dessa área”, comentou o estudante.

Quero agradecer a Deus, e a todos que acreditam no meu potencial e que me incentivam nessa jornada, em especial aos meu pais, que sempre me apoiam e me encorajam”, completou.

Seu compromisso e paixão o levaram a conquistar uma menção honrosa na Olimpíada de Astronomia Celestial, e ainda juntou-se à Mostra Brasileira de Foguetes (|Mobfogue) em 2023, alcançando 103 metros de distância com seu foguete de garrafa pet, sendo selecionado para participar da etapa nacional no RJ. Participou também da mostra de foguetes CAA e foi ainda mais longe, conquistando 144 m de alcance. 

 A dedicação de Rafael brilhou intensamente ao conquistar uma medalha no programa Caça Asteroides do MCTI/IASC - NASA pela detecção de asteroides preliminares, que agora estão sendo analisados em Harvard (em Massachussetts, nos EUA).

Atualmente o garoto está participando do Disk Detective das Galáxias, que também é um projeto de ciência cidadã da Nasa que busca por sistemas planetários em formação, escondidos entre os dados WIDE-Field Infrared Survey Explorer (wise) da agência espacial norte-americana (NASA).

A busca de conhecimento de Rafael foi ainda mais longe. Ele concluiu os cursos: “Um Voo pelo Universo dos Foguetes: teoria e prática” pela AEB em parceria com IFRN (Campus Parnamirim), e o curso de Introdução aos Pequenos Satélites, pela AEB em colaboração com UFSCar e FUNCAT. E não foi tudo, Rafael recebeu orgulhosamente o certificado de Jovem Cientista, prova de sua conclusão no curso de Robótica Espacial (AEB), ampliando ainda mais seus horizontes.

Rafael acredita firmemente que a educação é uma força transformadora e, mesmo em uma idade tão jovem, ele está determinado a contribuir positivamente para a sociedade através de suas paixões pela ciência, astronomia e engenharia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.