Saúde da Mulher

Mulheres com endometriose devem mudar a alimentação: veja alimentos que pioram os sintomas

Dieta é fator determinante para controle da doença e qualidade de vida das pacientes.

Por Joselita Matos 666
Comentários (0)

10/04/2023 10h38 - Atualizado há 1 ano
Mulheres que sofrem com a endometriose.

A endometriose é uma doença crônica e de difícil diagnóstico. Ela tem característica inflamatória e hormônio dependente, ou seja, se desenvolve a partir da ação hormonal. Segundo a médica especialista, Priscila Mangueira, pacientes com endometriose precisam mudar os hábitos alimentares para aliviar os sintomas. 

O que comemos interfere diretamente nos processos inflamatórios e hormonais do nosso organismo, então é muito importante ter atenção aos alimentos que estamos ingerindo quando se tem suspeita ou diagnóstico fechado de endometriose”, comentou Priscila.

Mudando hábitos

Alimentos com alto teor de gordura e ultraprocessados devem ser os primeiros a serem retirados da lista quando o assunto é endometriose. Para a médica ginecologista, o açúcar, o álcool, o glúten  e a cafeína também devem ser repensados. 

“Existem dietas que são, em sua base, anti inflamatórias, ricas em nutrientes fundamentais para manter o equilíbrio no organismo que mulheres com essa condição precisam”, considerou. 

Ainda de acordo com ela, manter uma dieta desequilibrada pode ser o gatilho para o aumento da inflamação crônica subclínica e, consequentemente, progressão da doença e piora dos sintomas.

Se pudéssemos repensar, reduziríamos drasticamente os alimentos inflamatórios da nossa vida, mesmo sem um diagnóstico. Mas com uma doença instalada, devemos nos cuidar ainda mais”, finalizou. 

A endometriose no Brasil

De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma em cada dez mulheres brasileiras tem endometriose. Elas representam cerca de 7 milhões, em um total de 180 milhões de mulheres a nível mundial.

(Singular Comunicação)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.