Descarte Correto

Araguaína possui 7 pontos de coleta para recebimento de pilhas e baterias velhas; saiba onde

Projeto Papa-Pilhas tem quase 10 anos e incentiva o descarte correto dos materiais eletrônicos.

Por Redação 726
Comentários (0)

26/09/2023 10h21 - Atualizado há 10 meses
As baterias e pilhas possuem substâncias tóxicas e metais pesados

Com o mundo cada dia mais tecnológico, é comum o cidadão ter em casa uma gaveta cheia de pilhas e baterias que não são mais utilizadas. Mas o problema está na hora de jogar esses materiais no lixo: se o descarte não for feito corretamente, os danos ao meio-ambiente são quase irreversíveis. 

"As baterias e pilhas possuem substâncias tóxicas e metais pesados, como o mercúrio, chumbo e o cádmio, que são capazes de contaminar o solo, água e provocar danos aos seres humanos, desde neurológicos, problemas renais, mutações genéticas, dentre outros prejuízos à saúde”, explica o biólogo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Tibério Dias.

Diante do alto consumo de equipamentos eletrônicos que demandam pilhas e baterias para o funcionamento e em conformidade com a Lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Araguaína abraçou o projeto Papa-Pilhas, iniciado na Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT), em 2014, e fortaleceu as ações ampliando os pontos de coleta e realizando campanhas de conscientização.

 Pontos de Entrega Voluntária (PEVS)

 Atualmente, Araguaína conta com sete pontos de entrega voluntária para os materiais em diversas regiões da cidade. A sustentabilidade do projeto Papa-Pilhas também está na fabricação dos coletores, feitos artesanalmente pelos alunos da Escola de Artes Raimundo Paulino (Reciclarte).

“Os tubos de papelão que costumam embalar lonas, e que seriam descartados por gráficas na cidade, nós reutilizamos, impermeabilizando com três camadas de verniz automotivo para evitar o vazamento do líquido das pilhas e baterias”, informa a diretora da Reciclarte, Valéria Elias.

Cada vez que os coletores enchem, os responsáveis pelos papa-pilhas levam para esvaziar no Supermercado Atacadão, que é o local de referência na cidade, para que, em seguida, o caminhão da empresa de reciclagem realize a coleta.

“Além dos moradores e empreendedores, queremos avançar com esse projeto nas escolas do município por meio das ações de educação ambiental, pois entendemos que as crianças e adolescentes são agentes multiplicadores de informação”, ressalta o secretário Joaquim Quinta Neto. 

As pilhas que podem ser descartadas são as alcalinas, de zinco, recarregáveis, baterias de 3 a 12 volts e de celulares. No caso das baterias de veículos, a responsabilidade é da loja que comercializa o produto. 

Parceria pelo meio-ambiente

A criação dos coletores e a popularização do projeto teve a participação direta da FACIT. Segundo o professor e idealizador do projeto Papa-Pilhas, Rogério dos Reis, as pesquisas começaram em 2014, durante uma disciplina do curso de Administração sobre sustentabilidade. 

"Moramos em uma cidade quente e com muito ar-condicionado, o que provoca a troca constante de pilhas. A partir daí, começamos a levantar a preocupação de onde estariam sendo descartados esses materiais”, afirma Rogério.

Com o avanço dos estudos, foram produzidos os primeiros coletores em tubos de PVC e espalhados no campus da faculdade. Quando os recipientes encheram, uma nova preocupação se instalou. O professor conta que, nessa etapa, a Prefeitura foi convidada para abraçar o projeto e auxiliar no processo de recolhimento e reciclagem. 

“Só a faculdade não teria forças para avançar nas ações de logística reversa, por isso a Secretaria de Meio-Ambiente foi fundamental na concretização do projeto e implantação de novos pontos”, contou. 

Confira a lista com os pontos de coletas de pilhas e baterias na cidade:

  • Secretaria da Fazenda - Rua Ademar Vicente Ferreira, 1.555, Centro
  • Loja Nosso Lar - Avenida Cônego João Lima, 1669, Centro
  • Facit - Unidade 1 - Rua D 25, Quadra 11, Lote 10, Setor George Yunes
  • Senai - Rua Santa Cruz, 1409, Centro
  • Clínica Mundo Autista - Rua José Elias Rosa, Bairro São João;
  • Supermercado Atacadão - Avenida Amazílio Correa Camargo Neto, 140, Residencial Camargo
  • Defensoria Pública de Araguaína – Avenida Filadélfia, em frente ao Baratão Premium
Existem vários pontos de coleta na cidade

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.