Sobral – 300×100
Seet

Após protestos e manifestações, José Manoel é eleito novo diretor da UFT em Araguaína

Agnaldo Araujo - | - 512 views
Foto: Luiza Silva
José Manoel e Kênia venceram eleição

Após protestos e confusão, a eleição para diretor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Araguaína, chega ao fim. Com 50,52% dos votos, a chapa “Fazer diferente respeitando as diferenças”, composta pelos professores José Manoel Sanches e Kênia Rodrigues foi a vencedora.

O processo de consulta teve a participação de 1.081 votantes, segundo relatório enviado pela Comissão Eleitoral. José Manoel (diretor), e Kênia (vice), assumem no período de 2016-2020.

A outra chapa concorrente, “Inovação, Transparência e Diálogo”, composta pelos professores Kleber Abreu e Luciano Galdino, receberam  49,48% dos votos. A apuração e apresentação do resultado da consulta deu-se pelo critério da paridade de votos.

Reunião do Conselho Diretor

Na última sexta-feira (17/06), o Conselho Diretor do campus Araguaína se reuniu para composição da lista tríplice que será encaminhada ao reitor da UFT. Na ocasião, o Conselho elegeu, em conformidade com o resultado da Consulta Eleitoral, os professores José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro e Kênia Ferreira Rodrigues para assumirem o cargo de diretor e vice-diretor, respectivamente.

De acordo com o artigo 8º da Resolução nº 08/2016, que regulamentou o processo da consulta eleitoral, as nomeações dos novos gestores do campus de Araguaína será até o dia 11 de julho de 2016.

Protesto devido a suposta manobra

No dia 16 de junho, acadêmicos fizeram uma manifestação contra supostas manobras realizadas na eleição para  diretor do campus. Houve “apitaço” e palavras de ordem.

A votação ocorreu no dia 10 de junho e a apuração apontou José Manoel e Kênia como vencedores, mas no dia seguinte, a chapa adversária entrou com recurso que foi indeferido.

No entanto, o atual diretor Luís Eduardo Bovolato convocou o Conselho Diretor do campus para uma reunião que ocorreu no dia 17, em que o relatório da Comissão Eleitoral foi apreciado.

Comentários pelo Facebook: