Seet
Sobral – 300×100

Em sabatina, candidato Adriano Rabelo assina compromisso com servidores públicos de Colinas

Redação AF -
Foto: Divulgação
Adriano Rabelo assina carta de compromisso com os servidores públicos municipais de Colinas.

 

O candidato a prefeito de Colinas Adriano Rabelo (PRB) e outro candidato, da coligação “É Hora de Mudar”, foram os únicos que participaram de sabatina sobre as propostas para os servidores públicos municipais, realizada na noite desta segunda-feira, 19. No encontro, onde Adriano reafirmou seus compromissos com o funcionalismo público e assinou carta de reivindicações das categorias, a ausência do candidato apoiado pela atual gestão municipal foi notada e criticada. Para os organizadores da sabatina, quem não esteve presente demonstrou falta de compromisso com os funcionários públicos.

Garantir e honrar os repasses mensais da contribuição dos servidores públicos municipais à previdência é um dos compromissos de Adriano firmado ontem na sabatina, promovida pela Central Sindical de Trabalhadores no Tocantins (NCST-TO) com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO).

O compromisso referente à contribuição dos servidores à previdência é importante tanto para o servidor público quanto para a gestão municipal. Isso porque até recentemente (período de 18 de junho de 2015 a 12 de agosto último), Colinas ficou sem o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). A situação levou à insegurança de quem trabalha no município e outros problemas na gestão.

Outro compromisso de Adriano é garantir o repasse às instituições financeiras do que é descontado dos servidores referente a empréstimos consignados. Esse foi um dos temas questionados na sabatina. “Se o dinheiro foi descontado, deve ser repassado. Isso é um compromisso porque é o correto e porque está em lei. A lei deve ser cumprida”, disse Adriano.

Compromisso

A sabatina foi acompanhada por servidores públicos municipais. Adriano assinou carta de compromisso, documento que apresenta as demandas das categorias. As solicitações coincidem com as propostas que estão no plano de governo de Adriano, como promover o incentivo para a formação profissional, realizar cursos de formação e colocar em prática o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores.

Concurso

Uma reivindicação dos servidores municipais que coincide com as propostas de Adriano é a realização de concurso público. “Vamos fazer o levantamento de quais áreas precisam do concurso e realizar o certame. E vou além: quando houver o concurso, vou implantar em Colinas o cursinho preparatório para quem mora na cidade poder se preparar, para quem é contratado ter mais chances de se preparar e se tornar efetivo. Temos que dar oportunidades aos colinenses. Esse é o meu compromisso”, disse Adriano.

Propostas

Também é compromisso de Adriano com o servidor público municipal: revisar e reestruturar a Lei 924/2005 e dar transparência às ações referentes ao Ipasmu-CO, com informações atualizadas sobre o Fundo Previdenciário; fazer a readequação dos PCCRs, com a ampla participação do servidor público, e colocar os referidos planos em prática; promover melhores condições de trabalho para o servidor, entre outras ações.

Todas as propostas estão registradas no plano de governo para Colinas (para conhecer o plano, acesse bit.ly/planodegovernoAdrianoRabelo).

Participação

Representaram as entidades organizadoras da sabatina o vice-diretor geral do Sisepe e secretário geral adjunto da Nova Central, Rorilândio Nunes dos Santos, e o diretor da regional Norte do Sisepe, Ronaldo Sérgio. Eles consideraram que as ausências registradas demonstram falta de compromisso dos ausentes com os servidores.

A sabatina foi mediada pela jornalista Ana Mariana Araújo, assessora de comunicação do Sisepe.

Comentários pelo Facebook: