Seet
Sobral – 300×100

Ministério da Saúde suspende exames do colo do útero em Araguaína

Redação AF - |
Foto: Divulgação
A suspensão foi após o Ministério da Saúde encontrar falhas no sistema de informação

A realização de exames preventivos do câncer do colo do útero foram suspensos temporariamente em Araguaína (TO).

A paralisação é referente a problemas encontrados no Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) e foram repassadas pelo Ministério da Saúde (MS), com previsão de voltar a funcionar no dia 12 de fevereiro.

As coletas do exame preventivo (PCCU) são realizadas nas unidades básicas de saúde (UBS), em seguida cadastradas no SISCAN, que encontra-se com frequentes erros impossibilitando a divulgação dos resultados.

A Secretaria Municipal da Saúde chegou a entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que orientou a suspensão das coletas do exame PCCU até que o problema do sistema seja resolvido.

A não-realização dos exames também foi comunicada pela Secretaria, através do Ofício Circular GAB/SUPAB/SMS Nº 141/2016, para a 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína, Vara e Procuradoria da Infância e Juventude, do Ministério Público Estadual (MPE), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde de Araguaína, Ouvidoria do Município, Câmara Municipal e Procuradoria da República.

Campanhas

Nas UBS, os profissionais de saúde estão realizando campanhas de educação em saúde para as mulheres, a fim de contribuir com a diminuição de índices de câncer do colo uterino e de mama. Os exames também estão sendo agendados para o dia 12 de fevereiro, data prevista para o retorno do sistema.

Comentários pelo Facebook: