Obras da Ferrovia Norte Sul no estado tem prazo para serem concluídas

Por Redação AF
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21/03/2013 15h49 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">A Ferrovia Norte/Sul ter&aacute; algumas de suas obras remanescentes no estado do Tocantins, como alguns p&aacute;tios, por exemplo, conclu&iacute;das at&eacute; o fim deste ano. A informa&ccedil;&atilde;o foi repassada ao deputado federal, &Acirc;ngelo Agnolin (PDT-TO), na tarde desta quarta-feira (20/03), pelo diretor de Planejamento da Valec, Jair Galv&atilde;o. Segundo ele, nas pr&oacute;ximas semanas as obras dos projetos remanescentes ser&atilde;o retomadas e a ferrovia passar&aacute; a funcionar at&eacute; An&aacute;polis (GO).<br /> <br /> A m&aacute; not&iacute;cia, entretanto, diz respeito &agrave; Ferrovia de Integra&ccedil;&atilde;o Oeste-Leste (Fiol). Segundo o diretor de Planejamento da Valec, Jair Galv&atilde;o, o trecho que liga as cidades de Barreiras (BA) a Figueir&oacute;polis (TO), de 505 quil&ocirc;metros, ainda est&aacute; na fase de desenvolvimento de projetos e n&atilde;o possui recursos assegurados pelo PAC.<br /> <br /> A ideia tanto do deputado federal, &Acirc;ngelo Agnolin, quanto da Valec &ndash; o que ficou bem claro na reuni&atilde;o &ndash; &eacute; que esse trecho fosse interligado &agrave; Ferrovia Norte/Sul. &ldquo;Com isso, n&oacute;s ter&iacute;amos uma importante integra&ccedil;&atilde;o nacional entre as ferrovias do pa&iacute;s, o que, certamente reduziria os custos de produ&ccedil;&atilde;o e aumentaria sobremaneira a competitividade da produ&ccedil;&atilde;o brasileira no cen&aacute;rio internacional&rdquo;, comentou o deputado.<br /> <br /> De acordo com o deputado, a partir de agora, sua bandeira ser&aacute; mostrar a todos os agentes envolvidos nos setores de log&iacute;stica, infraestrutura e transporte do Governo Federal, que esse trecho (Barreiras-BA a Figueir&oacute;polis-TO) &eacute; uma prioridade estrat&eacute;gica, sob o ponto de vista econ&ocirc;mico.<br /> <br /> Para tanto, duas audi&ecirc;ncias j&aacute; foram solicitadas: uma ser&aacute; com o Ministro dos Transportes e, a outra, com a Empresa Brasileira de Log&iacute;stica. &ldquo;N&oacute;s precisamos mostrar que n&atilde;o &eacute; s&oacute; o Tocantins que ganha com esse trecho da Fiol, mas todo o pa&iacute;s que poder&aacute; escoar sua produ&ccedil;&atilde;o, especialmente gr&atilde;os e min&eacute;rios por uma malha f&eacute;rrea, com mais agilidade e menor custo&rdquo;, declarou o parlamentar.<br /> <br /> <strong><u>Emendas</u></strong><br /> <br /> Dentro deste assunto vale ressaltar que o deputado federal, &Acirc;ngelo Agnolin, possui uma emenda que inclui o trecho &ldquo;Barreiras-BA a Figueir&oacute;polis-TO&rdquo;, como parte espec&iacute;fica da Fiol, na Medida Provis&oacute;ria n&ordm; 606, que autoriza a concess&atilde;o de subven&ccedil;&atilde;o econ&ocirc;mica ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econ&ocirc;mico e Social (BNDES), em projetos de infraestrutura log&iacute;stica direcionados a obras de rodovias e ferrovias, objeto de concess&atilde;o pelo Governo Federal.<br /> <br /> <strong><u>Sobre a Ferrovia de Integra&ccedil;&atilde;o Oeste-Leste</u></strong><br /> <br /> Trata-se de uma ferrovia a ser constru&iacute;da pelo governo federal ligando Ilh&eacute;us (BA) a Figueirop&oacute;lis, no estado do Tocantins, cortando toda a Bahia no sentido Leste-Oeste. A ferrovia vai percorrer, ao todo, 1.500 quil&ocirc;metros, tendo como zona de influ&ecirc;ncia 49 munic&iacute;pios baianos num trecho de 1.100 quil&ocirc;metros. A nova linha f&eacute;rrea interligar&aacute; o Porto Sul, a ser constru&iacute;do na Ponta de Tulha (ao norte de Ilh&eacute;us) ao Brasil Central, podendo, futuramente, interligar-se com uma rede que chegar&aacute; ao Oceano Pac&iacute;fico, promovendo uma maior integra&ccedil;&atilde;o da Am&eacute;rica do Sul. A Fiol foi idealizada na d&eacute;cada de 50.&nbsp; A estimativa &eacute; de R$ 6 bilh&otilde;es (valor global).<br /> <br /> <u><strong>No Tocantins</strong></u><br /> <br /> No Tocantins cerca de 400 km nos munic&iacute;pios: Alvorada, Arraias, Aurora do Tocantins, Combinado, Concei&ccedil;&atilde;o do Tocantins, Figueir&oacute;polis, Gurupi, Lavandeira, Novo Alegre, Paran&aacute;, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sucupira, Taguatinga e Taipas do Tocantins, al&eacute;m de Campos Belos (GO).<br /> <br /> <strong><u>Tipos de carga</u></strong><br /> <br /> A Fiol facilitar&aacute; o escoamento de gr&atilde;os, min&eacute;rios e biocombust&iacute;veis produzidos no oeste, sudoeste e sul da Bahia, al&eacute;m de se consolidar como uma alternativa ao escoamento da produ&ccedil;&atilde;o agroindustrial do Centro-Oeste brasileiro. Quanto &agrave; importa&ccedil;&atilde;o, a ferrovia transportar&aacute; fertilizantes, derivados de petr&oacute;leo do litoral para o oeste baiano e outros insumos. A capacidade de movimenta&ccedil;&atilde;o inicial &eacute; de 40 milh&otilde;es de toneladas por ano.<br /> <br /> <strong><u>Custo de transporte</u></strong><br /> <br /> O custo m&eacute;dio no transporte das mercadorias &eacute; 30% menor que o transporte rodovi&aacute;rio, com a vantagem de ser mais regular, seguro e at&eacute; mais r&aacute;pido, uma vez que requer uma log&iacute;stica de transbordo moderna e eficiente, com benef&iacute;cios para os produtores, para a ind&uacute;stria, o com&eacute;rcio e os consumidores em geral. (Ascom)</span></div>
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