Salto 2012: resultados mostram evolução no índice de aprendizagem

Por Redação AF
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17/05/2013 17h05 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (Seduc), divulgou, na quinta-feira (16) os resultados da 3&ordf; edi&ccedil;&atilde;o da Avalia&ccedil;&atilde;o do Salto (Sistema de Avalia&ccedil;&atilde;o do Tocantins), realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2012. A prova, aplicada nas turmas do 5&ordm; e 9&ordm; anos do ensino fundamental e 3&ordf; s&eacute;rie do ensino m&eacute;dio, em escolas da rede p&uacute;blica, submeteu os estudantes aos exames de profici&ecirc;ncia em L&iacute;ngua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matem&aacute;tica, com destaque na resolu&ccedil;&atilde;o de problemas. Mais de 44.000 alunos participaram dessa edi&ccedil;&atilde;o do Salto.<br /> <br /> De acordo com o Governo, no 5&ordm; ano do Ensino Fundamental, das 428 escolas participantes - 220 da rede estadual e 208 da municipal -, 107 obtiveram notas superiores a 5,0 pontos; 214 escolas alcan&ccedil;aram entre 4,0 e 5,0 pontos e outras 107 escolas ficaram abaixo dos 4,0 pontos. O resultado geral no 5&ordm; ano foi de 4,72, sendo que na primeira edi&ccedil;&atilde;o do Salto a nota foi 4,57 e, na segunda, 4,75 pontos. A rede estadual ficou com o desempenho de 4,62 e a municipal com 4,83 pontos. A melhor nota do 5&ordm; ano foi da rede estadual: Educand&aacute;rio Evang&eacute;lico Eben&eacute;zer de Gurupi, que obteve 7,65 pontos.<br /> <br /> Diferente de 2011, quando foram consideradas as notas das escolas que tinham mais de 10 alunos matriculados, em 2012 todas as escolas participaram. Desta maneira, considerando apenas escolas com 10 ou mais alunos, a m&eacute;dia do Estado passa a ser 4,81 no 5&ordm; ano do ensino fundamental.<br /> <br /> <strong><u>S&eacute;rie Final do Ensino Fundamental</u></strong><br /> <br /> Segundo o Governo, outras 368 escolas avaliaram as turmas do 9&ordm; ano do ensino fundamental, das quais, 279 s&atilde;o estaduais e 89 municipais. Do total de escolas submetidas ao exame, 120 obtiveram notas superiores a 5,0; 211 unidades ficaram com notas entre 4,0 e 5,0 pontos e apenas 37 escolas ficaram abaixo de 4,0. A m&eacute;dia geral no 9&ordm; ano foi de 4,79 pontos, superior aos 3,66 e 4,75 pontos obtidos na primeira e segunda edi&ccedil;&atilde;o do Salto, respectivamente. A rede estadual ficou com o melhor desempenho, 4,81 contra os 4,72 alcan&ccedil;ados pela rede municipal. Mais uma vez o Educand&aacute;rio Evang&eacute;lico Eben&eacute;zer de Gurupi destacou-se como a melhor escola do 9&ordm; ano, obtendo 8,17 pontos de m&eacute;dia.<br /> <br /> <strong><u>Ensino m&eacute;dio</u></strong><br /> <br /> Ainda de acordo com o Governo, no 3&ordm; ano do Ensino M&eacute;dio, 189 Escolas Estaduais foram avaliadas. A m&eacute;dia do Estado ficou em 3,86 pontos, nota superior aos 3,2 alcan&ccedil;ados na primeira edi&ccedil;&atilde;o e os 3,52 registrados na segunda etapa do Salto.<br /> O resultado do exame apresentou 13 escolas com notas superiores a 5,0 pontos; 63 com notas entre 4,0 e 5,0 pontos e 113 unidades com notas inferiores a 4,0 pontos. A unidade destaque no ensino m&eacute;dio foi o Col&eacute;gio Jo&atilde;o XXIII da cidade de Colinas, tamb&eacute;m da rede estadual, que alcan&ccedil;ou 5,84 pontos.<br /> <br /> Para o secret&aacute;rio de Estado da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura, professor Danilo de Melo Sousa, os resultados do Salto s&atilde;o decorr&ecirc;ncia dos incentivos do Governo do Estado para a Educa&ccedil;&atilde;o. &ldquo;Houve uma evolu&ccedil;&atilde;o em todos os segmentos e estamos nos preparando para ter uma abordagem mais efetiva no 5&ordm; ano. Esse &eacute; um processo de melhoria que vem se consolidando no Tocantins devido a in&uacute;meras iniciativas que est&atilde;o sendo empreendidas&rdquo;, enfatiza o secret&aacute;rio.<br /> <br /> Dentre as a&ccedil;&otilde;es citadas pelo secret&aacute;rio est&aacute; a amplia&ccedil;&atilde;o do tempo para planejamento das aulas, concedido aos professores; os investimentos em capacita&ccedil;&atilde;o dos servidores; readequa&ccedil;&atilde;o da estrutura f&iacute;sica das escolas; a inser&ccedil;&atilde;o das tecnologias em sala de aula; o sal&aacute;rio do educador da rede estadual, que &eacute; o segundo maior do Brasil.</span></div>
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