Pesquisa revela diagnóstico do Ensino Superior em Araguaína

Por Redação AF
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03/07/2013 15h37 - Atualizado há 5 anos
<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size: 14px;">Na manh&atilde; desta quarta-feira, 3, o secret&aacute;rio municipal de Educa&ccedil;&atilde;o, Jocirley de Oliveira, reuniu representantes das Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior (IES) para apresentar o Diagn&oacute;stico de Ensino Superior Ofertado em Aragua&iacute;na feito pelo munic&iacute;pio junto a estudantes secundaristas, educadores, empres&aacute;rios e especialistas em economia. A reestrutura&ccedil;&atilde;o do Cr&eacute;dito Educativo tamb&eacute;m foi discutida na reuni&atilde;o, que aconteceu na sala de reuni&otilde;es da secretaria.</span><br /> <br /> <span style="font-size:14px;">Segundo o secret&aacute;rio Jocirley de Oliveira, o objetivo do diagn&oacute;stico foi formular, a partir da realidade, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais em parceria com as IES para atender a sociedade com cursos de gradua&ccedil;&atilde;o voltados para o desenvolvimento do munic&iacute;pio. &ldquo;A Prefeitura visa andar junto com as institui&ccedil;&otilde;es para que as a&ccedil;&otilde;es atendam a verdadeira realidade do munic&iacute;pio&rdquo;, explicou.<br /> <br /> Estiveram presentes &agrave; reuni&atilde;o representantes da UFT, ITPAC, UNIDERP, FAEL, IFTO, UNOPAR e FACIT, al&eacute;m dos secret&aacute;rios Alberto Brito, da Fazenda, e Wagner Barros, chefe de gabinete.<br /> <br /> Eug&ecirc;nio Piva, diretor geral do ITPAC, parabenizou a iniciativa da Prefeitura e disse que o diagn&oacute;stico ir&aacute; ajudar a institui&ccedil;&atilde;o para formalizar novas metas. &ldquo;Antes as institui&ccedil;&otilde;es trabalhavam de forma individual, cada uma procurando seus pr&oacute;prios objetivos. Agora estamos todos vendo de forma geral, procurando o desenvolvimento conjunto do munic&iacute;pio&rdquo;, afirmou Piva.<br /> <br /> A pesquisa, que foi realizada nos meses de maio e junho de 2013, apontou a necessidade de criar e melhorar os cursos superiores ofertados no munic&iacute;pio de Aragua&iacute;na. Ainda segundo o estudo, os entrevistados acreditam na import&acirc;ncia das IES como base para o desenvolvimento econ&ocirc;mico e social da cidade e que o poder p&uacute;blico deve absorver essa demanda de maneira planejada e articulada.<br /> <br /> <u><strong>Cr&eacute;dito Educativo</strong></u><br /> <br /> O diagn&oacute;stico tamb&eacute;m ser&aacute; usado para a reestrutura&ccedil;&atilde;o do Cr&eacute;dito Educativo. O secret&aacute;rio municipal da Fazenda, Alberto Brito, afirmou que, devido a um d&eacute;ficit de R$ 4.165.426,86, gerado de 2010 a 2012, quando foi liberado um valor a mais do que o permitido por lei, o munic&iacute;pio suspendeu o servi&ccedil;o.&nbsp;<br /> <br /> Brito tamb&eacute;m apontou que o posicionamento atual do Munic&iacute;pio em rela&ccedil;&atilde;o ao Cr&eacute;dito Educativo &eacute; discutir com as IES, entidades de classe e Legislativo a reestrutura&ccedil;&atilde;o do Programa, democratizar o acesso ao cr&eacute;dito, dar continuidade ao atendimento a partir de 2014 obedecendo aos novos crit&eacute;rios e priorizar com o atendimento aos cursos que de fato contribuam com o desenvolvimento econ&ocirc;mico, social e cultural da regi&atilde;o de Aragua&iacute;na.</span><br /> <br /> <u><strong><span style="font-size: 14px;">Cursos solicitados</span></strong></u><br /> <br /> <span style="font-size:14px;">A pesquisa foi realizada com 124 alunos das escolas de Ensino M&eacute;dio de Aragua&iacute;na e 22 empres&aacute;rios, professores e especialistas na &aacute;rea de economia. Dos cursos solicitados pelos entrevistados, 16 ainda n&atilde;o s&atilde;o ofertados pelas IES de Araguaina.<br /> <br /> De acordo com o diagn&oacute;stico, os cursos que os alunos pretendem cursar nas IES de Aragua&iacute;na ap&oacute;s terminarem o Ensino M&eacute;dio s&atilde;o: Direito, Engenharia Civil, Engenharia El&eacute;trica, Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Arquitetura, Psicologia, Nutri&ccedil;&atilde;o, Designer de Moda, Jornalismo, Agronomia e Rela&ccedil;&otilde;es P&uacute;blicas.<br /> <br /> J&aacute; os cursos que os empres&aacute;rios, educadores e especialista em economia acreditam serem importantes para o munic&iacute;pio s&atilde;o: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia El&eacute;trica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Qu&iacute;mica, Fisioterapia, Engenharia de Produ&ccedil;&atilde;o, Engenharia de Minas, Arquitetura, Medicina, Medicina Veterin&aacute;ria, Zootecnia Agronomia, Sistema de Informa&ccedil;&atilde;o, Nutri&ccedil;&atilde;o, Recursos Humanos, Log&iacute;stica, Pedagogia, Cooperativismo, Psicologia, Comunica&ccedil;&atilde;o, Biomedicina, Agroneg&oacute;cio e Agroind&uacute;stria.</span><br /> <br /> <u><strong><span style="font-size: 14px;">Opini&atilde;o dos entrevistados</span></strong></u><br /> <br /> <span style="font-size:14px;">Tamb&eacute;m de acordo com o estudo realizado nas maiores unidades escolares que ofertam o Ensino M&eacute;dio na cidade, concluiu-se que:<br /> <br /> - 42,5% dos entrevistados consideram que as Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior tem papel importante no desenvolvimento econ&ocirc;mico, social e cultural do munic&iacute;pio;<br /> <br /> - 16,6% dos entrevistados consideram que os cursos ofertados n&atilde;o geram desenvolvimento econ&ocirc;mico para a cidade;<br /> <br /> - 15,6% dos entrevistados consideram que &eacute; necess&aacute;rio ampliar a oferta de cursos no munic&iacute;pio;&nbsp;<br /> <br /> - 13,3% afirmam que &eacute; necess&aacute;rio melhorar a qualidade dos cursos ofertados pelos IES no munic&iacute;pio;<br /> <br /> - 12% dos entrevistados consideram que &eacute; importante a abertura de cr&eacute;dito para entrarem na universidade.<br /> <br /> Entre as 22 pessoas do segmento empresarial, especialistas em economia e professores do Ensino Superior, concluiu-se que:<br /> <br /> - 100% dos entrevistados consideram que as Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior tem papel importante no desenvolvimento econ&ocirc;mico, social e cultural do munic&iacute;pio;<br /> <br /> - 35,7% consideram que a qualidade dos cursos ofertados precisa melhorar, pois a m&atilde;o de obra existente na regi&atilde;o n&atilde;o atende as exig&ecirc;ncias de mercado;<br /> <br /> - 25,4% dos entrevistados consideram que &eacute; necess&aacute;rio ampliar a oferta de cursos no munic&iacute;pio, visto a exist&ecirc;ncia de novas demandas;<br /> <br /> - 22,9% disseram que as IES podem contribuir com o munic&iacute;pio na implementa&ccedil;&atilde;o do p&aacute;tio industrial;<br /> <br /> - 16% apontam os fatores locacionais e a forma&ccedil;&atilde;o dos mun&iacute;cipes como condi&ccedil;&atilde;o para o desenvolvimento econ&ocirc;mico e social de uma regi&atilde;o.</span></div>
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