<div style="text-align: justify;"> <span style="font-size:14px;">De janeiro a julho de 2013, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), no Tocantins, empregou 8.991 trabalhadores. <br /> <br /> Ao todo, mais de 29 mil trabalhadores se inscreveram no Sine este ano e 18 mil vagas foram abertas. Para a subsecretária de Trabalho e Assistência Social, Mariza Sales, existem boas oportunidades de emprego no órgão, à espera de um trabalhador qualificado. <em>“Estamos fazendo divulgação intensa, convidando a população para vir fazer o cadastro e permitir que façamos o que mais desejamos, que é abrir portas de emprego</em>”, afirma.<br /> <br /> <u><strong>Capacitação</strong></u><br /> <br /> Os trabalhadores inscritos no Sine podem participar de diversos cursos no órgão. Em Palmas, no primeiro semestre de 2013, 306 pessoas foram capacitadas em diversas áreas de conhecimento. Para o segundo semestre deste ano, novas turmas já foram abertas para cursos nas áreas de telemarketing, auxiliar administrativo, atendimento e língua portuguesa.<br /> <br /> <strong><u>Sobre o Sine</u></strong><br /> <br /> O Sine é um programa nacional, além de oferecer serviços aos cidadãos e empresários nas áreas de intermediação de mão de obra, o Sine também emite carteira de trabalho e seguro desemprego.<br /> <br /> O órgão ainda oferece prestação de serviços especiais nas áreas de orientação profissional, incentivo a inserção de jovens no mercado de trabalho, atendimento especializado à mulheres, pessoas com deficiências, trabalhadores com mais de 40 anos e com baixa escolaridade e público com limitações que geram difícil colocação no mercado de trabalho.<br /> <br /> No Tocantins há nove postos de atendimento, sendo em Palmas e Taquaralto, além de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Araguatins, Araguaína, Gurupi, Dianópolis e Guaraí.<br /> <br /> <u><strong>Cadastro</strong></u><br /> <br /> Candidatos em busca de emprego e qualificação profissional que querem se cadastrar no Sine devem comparecer a um dos postos de atendimento instalados em Palmas ou interior do estado portando os seguintes documentos:<br /> <br /> - Cartão ou Número do PIS;<br /> <br /> - Identidade - RG;<br /> <br /> - CPF;<br /> <br /> - Comprovante de Residência, com CEP;<br /> <br /> - Carteira de Habilitação, caso seja habilitado.</span></div> <br />