Assembleia Legislativa

Aprovado projeto de Valderez que beneficia servidoras públicas na licença maternidade

O projeto será encaminhado ao governador Mauro Carlesse para sanção.

Por Redação
Comentários (0)

11/06/2020 15h12 - Atualizado há 3 anos
Deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP)

A Assembleia Legislativa do Tocantins aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei nº 89/2018 da deputada estadual Valderez Castelo Branco que garante um benefício às servidoras estaduais.

A proposta altera o artigo 96 do Estatuto do Servidor (Lei nº 1.818) para que o tempo de internação de bebê na Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal), logo após o nascimento, não seja contabilizado no prazo da licença maternidade.

Na prática, o projeto busca fortalecer vínculo da criança com a sua mãe, garantindo o direito à convivência entre ambos, durante o período que o exige maior preocupação, levando em conta as particularidades do caso.

Segundo a matéria, a licença maternidade deve ser específica, e não pode ser contada durante o período de internação, quando a criança fica, na maior parte do tempo, sob cuidados médicos e não de sua genitora. Desta forma, entende-se que o período na UTI deve ser interpretado à luz do inciso II do Artigo 88 da Lei nº 1.818, que concede ao servidor licença por motivo de doença em pessoa da família.

Na época que o projeto foi apresentado na Casa de Leis, a jornalista Fernanda Veloso, que acompanhou por 46 dias o seu filho recém-nascido em uma UTI, declarou ser uma iniciativa louvável e reforçou ainda que, como lei, poderá oferecer um acalento às mães que vivenciam esse processo tão difícil. “Quando passei por essa situação, senti como se estivessem roubando o tempo com meu filho. Um projeto como este, que torna este resgate de tempo possível, é muito importante para garantir ao bebê um desenvolvimento adequado”, afirmou.

Para Valderez, esta é uma grande conquista para as mães que precisam estar próximas de seus filhos e acompanhar os primeiros dias de vida. “Com mais tempo juntos, asseguramos maior desenvolvimento físico, psíquico e emocional das crianças, que se encontram fragilizadas", justifica a parlamentar.

O Projeto de Valderez será encaminhado ao Poder Executivo para sanção do Governo do Estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.