Educadores precisam percorrer cerca de 200 km para terem suporte administrativo ou pedagógico.
Notícias do Tocantins - O deputado Marcus Marcelo (PL) solicitou por meio de requerimento, a criação de um polo de apoio às escolas indígenas no município de Goiatins, para atender melhor os educadores e estudantes do Povoado Craolândia. De acordo com eles, a criação do polo irá facilitar e oferecer mais acessibilidade às seis aldeias da região, que possuem uma média de 375 alunos.
“O César, líder político na região, me procurou com essa reivindicação dos educadores e das lideranças indígenas, falando o quanto à distância da SRE [Superintendência Regional de Educação] dificulta os trabalhos administrativos e processos pedagógicos”, explicou o deputado.
Os professores contam que, no caso de qualquer suporte técnico, precisam percorrer cerca de 200 km até Araguaína, onde fica a SRE .“Um exemplo são os processos para participar das Olimpíadas de Matemática, que diversas vezes chegaram atrasados, a gente acredita que isso acontece pela falta de um atendimento mais próximo, uma estrutura que realmente atenda as unidades escolares”, relatou o líder político na região César Oliveira.
“Outro motivo, é que a gente acredita que a criação de um polo vai aproximar mais a Seduc [Secretaria de Educação do Tocantins] das comunidades indígenas. As escolas ficam mais acessíveis para essa liderança ir fazer seus requerimentos, além de termos mais estrutura”, complementou César.
Educação para todos
No último 9 de agosto, foi celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data em que o deputado apresentou a proposta na Aleto (Assembleia Legislativa do Tocantins). “A educação é um direito fundamental e precisamos garantir que nossas crianças indígenas recebam um ensino de qualidade dentro do povoado que vivem, respeitando assim suas culturas e tradições”, afirmou Marcus Marcelo.
Mais melhorias para a classe
Após o recesso, durante os primeiros dias de retorno das sessões legislativas, o parlamentar ressaltou a importância de continuar trabalhando na revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos profissionais da Educação Pública do Estado do Tocantins.
“Irei retomar todas as pautas que a gente vem trabalhando ao longo desse um ano e meio de mandato, a exemplo do PCCR da Educação, que já temos uma previsão da primeira reunião ainda nesta semana, para que a gente possa tornar realidade”, expressou Marcus Marcelo.