Ação mais rígida do Governo Estadual para evitar a entrada da variante indiana.
A preocupação com uma possível entrada da variante indiana do coronavírus no Tocantins foi assunto debatido entre parlamentares na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 1º.
Os deputados Elenil da Penha (MDB) e Zé Roberto Lula (PT) voltaram a defender a necessidade de ações mais rígidas para prevenir o avanço de variantes da covid-19 no Estado. Casos da cepa indiana, variante B 1.617 do coronavírus, já foram confirmadas nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na tribuna, Zé Roberto cobrou do Governo do Tocantins a implementação de medidas de fiscalização nas barreiras estaduais das rodovias e também nos aeroportos, a fim de evitar o contágio com a nova cepa. Além de melhorar as vistorias nas entradas interestaduais, o parlamentar também concorda com o fechamento do comércio e de escolas a fim de reduzir os casos de Covid-19.
Já o deputado Elenil da Penha defendeu mais rigor nas vistorias e barreiras sanitárias para prevenir novas variantes da covid-19. O deputado pediu reforço nas medidas preventivas para toda a população. Elenil também é favorável à implementação de medidas de restrição e suspensão das atividades comerciais.
“Sabemos que as perdas econômicas são grandes nessa pandemia e que o desemprego tem aumentado muito, mas não podemos deixar os casos continuarem crescendo. Vamos demorar muito tempo para superar as mortes e recuperar as perdas financeiras, mas precisamos continuar as ações preventivas e os cuidados com toda população”, destacou Elenil.