Segurança nas Escolas

Gipão requer porta com detector de metal e policiamento nas escolas após ataques pelo Brasil

Objetivo é garantir maior segurança aos alunos, professores e demais servidores.

Por Redação
Comentários (0)

06/04/2023 09h29 - Atualizado há 1 ano
Deputado Estadual Gipão

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Tocantins um projeto de lei, de autoria do deputado estadual, Aldair Costa (Gipão), que propõe a implantação de porta giratória com detector de metal em todas as unidades de ensino da rede estadual de Educação.

Desde 2011, o Brasil teve mais de 10 ataques em creches e escolas. O mais recente aconteceu nesta quarta-feira (05/04), quando um homem invadiu uma escola em Blumenau (SC) com uma machadinha e matou quatro crianças. Na semana passada, um aluno esfaqueou e matou uma professora em uma escola da capital paulista. 

Conforme o deputado Gipão, o objetivo do projeto é modernizar a legislação estadual para possibilitar maior segurança para alunos, professores e demais servidores que atuam dentro das escolas.

“A sociedade muda, o comportamento social se altera e as leis precisam acompanhar diligentemente essas mudanças. Em muitos casos, as leis precisam ser reformuladas para atender as demandas da sociedade, em busca sempre da real efetividade da política pública. Essa proposta foi apresentada em São Paulo sete semanas antes do ataque”, justificou o parlamentar.

Gipão afirma que a medida, caso seja implantada, ajudará na segurança, mas destaca a importância do reforço na segurança nas escolas e apresentou um requerimento solicitando policiamento nos estabelecimentos de ensino, bem como nos arredores.

“Só a segurança no controle da passagem dos alunos através de portas giratórias não soluciona totalmente o problema. Claro que não deixa de ser uma alternativa eficaz. Porém, se combinada com o policiamento dentro e fora das unidades escolares, teremos resultados mais satisfatórios. Quando o assunto é violência não podemos ignorar, temos que trabalhar de forma preventiva”, reforçou o deputado.

O parlamentar também defende que sejam destinados recursos públicos para programas de combate às drogas, campanhas de orientação, promovendo um trabalho de prevenção à violência escolar e de apoio às famílias.

De acordo com dados divulgados pela Unicamp, nos últimos 20 anos, foram registrados, 23 ataques em escolas brasileiras.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.