Trânsito

Deputado Gipão solicita anel viário em Araguaína, do Daiara ao entroncamento de Babaçulândia

Objetivo é diminuir o tráfego de veículos pesados no perímetro urbano da cidade.

Por Redação 691
Comentários (0)

16/06/2023 08h48 - Atualizado há 10 meses
Anel viário ligará Daiara ao Entroncamento de Babaçulândia

O deputado estadual Aldair Costa, o Gipão (PL), apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) solicitando o empenho do Governo do Estado para a construção de um anel viário em Araguaína, ligando o Distrito Agroindustrial (Daiara) ao entroncamento de Babaçulândia. O objetivo é diminuir o tráfego de veículos pesados no perímetro urbano da cidade.

“Com o crescimento de Araguaína, parte significativa do trânsito da TO-222 passa pelo centro da cidade, gerando inúmeros transtornos. A Avenida Filadélfia é um exemplo claro do que estou falando; a quantidade de condutores, em sua maioria, estudantes e trabalhadores que se arriscam em carros de passeios e motocicletas, em um trânsito repleto de caminhões e carretas, é muito grande. Muitos acidentes, inclusive, são registrados nesta avenida envolvendo ciclistas e motociclistas. Nosso objetivo, com a construção de um anel viário, é distribuir e organizar o fluxo de veículos no interior da mancha urbana, tendo em vista que a mesma não foi projetada para tal. Lembrando que esse intenso tráfego de veículos pesados desgasta a malha asfáltica e coloca a vida de pessoas em risco. Infelizmente muitos já perderam a vida”, disse o parlamentar.

Ainda segundo Gipão, a obra trará muitos benefícios para a comunidade, como geração de emprego e renda e ainda irá atrair novos investimentos para a região.

“Quando as forças políticas se juntam, quando existe interesse comum, todo mundo ganha. A construção de uma estrutura desse porte trará inúmeros benefícios aos produtores rurais da região, que precisam de acesso para facilitar o escoamento da produção, bem como impactará positivamente na mobilidade urbana e especialmente na segurança dos condutores da cidade de Araguaína como um todo. Este é um desejo da população, e também de familiares de vítimas de acidentes. Uma vontade antiga de pessoas que padecem diante dos problemas causados pelo tráfego intenso e a falta de estrutura viária atual. Acredito que o governador Wanderlei Barbosa não pensa diferente, quando a prioridade é o povo tocantinense”, reiterou.

O deputado pediu voto favorável dos colegas parlamentares e, na oportunidade, solicitou que o anel viário em Araguaína seja incluído no Plano Plurianual (PPA).

Anel Viário

Um rodoanel, anel rodoviário ou circunvalação é uma estrada ou autoestrada construída no perímetro de grandes cidades conectando importantes vias de circulação de veículos para evitar que o tráfego afete vias de menor escoamento

PPA

O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo para a execução das políticas públicas. É uma lei de iniciativa do poder Executivo, e estabelece de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e as relativas a programas de duração continuada.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.