No Bico do Papagaio

Garoto de 13 anos que faz curso de bombeiro mirim consegue salvar irmã que estava engasgada

Menina sofreu um engasgo quando comia ovo cozido.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias 762
Comentários (0)

17/05/2023 10h09 - Atualizado há 11 meses
Wallyson e a irmã.

O garoto Wallyson Teles dos Santos tem apenas 13 anos, mas conseguiu salvar a vida da irmã de dois anos, em Araguatins, no Bico do Papagaio. Quando Elysa Teles do Santos se engasgou, ele usou a  técnica que aprendeu nas aulas do Programa Bombeiro Mirim (PROEBOM) promovido pelo Corpo de Bombeiros do Tocantins.

O incidente ocorreu nesta terça-feira (16/5) no horário do almoço, quando a mãe pediu ao filho que desse comida pra sua irmã, enquanto ela atendia no salão. Então ele preparou um ovo cozido com arroz e colocou o prato no sofá. Quando voltou, sua irmã estava com os olhos vermelhos e arregalados e colocando a mão na garganta (sinal de engasgo). 

Em uma ação rápida e com o que já tinha aprendido no curso dos bombeiros, ele se ajoelhou e executou a manobra de Heimlich (compressão abdominal), fazendo com que o ovo cozido saísse das vias aéreas, voltando a criança a respirar normalmente.

"Eu estava em atendimento no salão quando ele chegou com a neném no colo contando o que havia acontecido, e todo o procedimento que ele fez para tirar ela do engasgo", contou a mãe Eva dos Santos Lima, 34.

Segundo Wallyson, a irmã estava com os olhos vermelhos, arregalados e colocando a mão na garganta (sinal de engasgo).

"Eu fiquei muito feliz com a atitude do meu filho, e agradecida a Deus pela oportunidade dele ter aprendido essa manobra no curso do Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros, que possibilitou salvar a vida da irmã dele", disse a mãe aliviada.

"O Wallyson é um aluno muito esperto e interessado, sempre atento nas aulas e dedicado, aprendeu a técnica e conseguiu salvar a irmã. É uma sensação de dever cumprido. A gente está aqui pra ensinar, essas técnicas são simples e poderiam ser ensinadas na escola, pois são procedimentos que todo mundo consegue fazer, e faz a diferença. Me sinto feliz e orgulhoso por eles estarem aprendendo e executando em situações reais, evitando tragédias aconteçam”, orgulha-se o cabo Jeferson Martins Mouta Magalhães, instrutor do Programa Bombeiro Mirim de Araguatins.

Bombeiro Mirim

O projeto Bombeiro Mirim está com turmas nas cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto e Araguatins, e atende crianças com idade entre 12 e 14 anos. O objetivo do Corpo de Bombeiros Militar com o projeto é interagir com a comunidade, na base de formação das crianças, adolescentes e suas famílias, inserindo os valores da ética e cidadania, o respeito à pluralidade cultural, a valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.

Os alunos ainda recebem instruções com temas relacionados ao dia a dia do Corpo de Bombeiros Militar, como teorias e práticas de primeiros socorros, entre outros.

Wallyson (à frente da imagem) no curso de bombeiro mirim.
Wallyson com a irmã de 2 anos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.