Tocantins

Aplicativo Salve Mulher é testado pela Polícia Civil em Araguaína e já registra 140 downloads

Ferramenta só está funcionando em Araguaína, mas será expandida para todo o Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

24/01/2023 14h40 - Atualizado há 1 ano
Aplicativo já registrou 140 downloads

O aplicativo de celular Salve Mulher, que pretende agilizar o atendimento às vítimas de violência doméstica, está disponível nas plataformas digitais para ser baixado desde novembro do ano passado. A ferramenta lançada pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) ainda está em fase de testes, mas já registrou 140 downloads. 

Ao acessar o aplicativo, as mulheres terão acesso aos campos para realizar denúncia, inclusive de maneira anônima, além de poder solicitar medida protetiva e acompanhar o andamento do pedido.  

Ao todo, 12 denúncias já foram registradas e apuradas pela equipe da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Araguaína (3ª DEAM).

“Todas as denúncias já foram apuradas e as medidas necessárias foram tomadas. Até o momento, tivemos um pedido de medida protetiva e esse foi encaminhado ao Poder Judiciário para dar prosseguimento. Como o aplicativo só está disponível, por enquanto, aqui em Araguaína, as denúncias são atendidas pela nossa equipe da 3ª DEAM, mas a partir do momento em que o aplicativo for disponibilizado para todo o estado, as ocorrências serão direcionadas para as delegacias especializadas de cada município", explicou a delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian de Souza Rezende.

Não é necessário realizar cadastro para fazer denúncias no aplicativo, mas é preciso responder um pequeno questionário e informar alguns dados para solicitar o pedido de medida protetiva. As informações são importantes para dar prosseguimento ao trabalho da polícia. 

Informação

O aplicativo também dispõe de conteúdos em formato de texto e vídeos para ajudar as mulheres a identificarem os tipos de violência. “Muitas mulheres vivem em situações de violência, mas não sabem, então um dos objetivos do aplicativo também é alertar essas mulheres para que, no primeiro sinal, elas possam acionar a polícia e evitar um mal maior”, frisou a delegada Sarah Lilian. 

A funcionalidade está disponível apenas na cidade de Araguaína e ainda não é compatível com o sistema iOS, sendo disponibilizada apenas para o sistema Android. Em breve, o app será disponibilizado para todo o estado. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.