Fim da caçada

Após 39 dias, 1ª fase da operação Canguçu chega ao fim com 18 criminosos mortos e 2 presos

PMTO vai manter barreiras e bloqueios, além do serviço de inteligência.

Por Redação 6.483
Comentários (0)

17/05/2023 13h59 - Atualizado há 11 meses
Criminosos mortos e presos no decorrer da Operação Canguçu

A 1ª fase da Operação Canguçu chegou ao fim após 39 dias de intensa caçada aos criminosos suspeitos de envolvimento na invasão e ataque à cidade de Confresa, no estado do Mato Grosso.

Diante disto, a Polícia Militar do Tocantins realizará nesta quinta-feira, 18 de maio, às 16h, a recepção dos policiais que estão de volta a Palmas e também haverá uma coletiva de imprensa no Quartel do Comando Geral.

A 1ª fase da operação termina com a prisão de dois integrantes da quadrilha e 18 criminosos mortos após confrontos com as forças policiais. A PMTO considera que todos os infratores diretamente envolvidos no ataque foram capturados ou neutralizados. Outros três suspeitos estão presos por envolvimento com o apoio logístico.

A 18ª morte em confronto ocorreu no último sábado (13/5). O paraense de Marabá, Janiel Ferreira Araújo, de 43 anos, foi localizado próximo à fazenda Terra Boa e o Assentamento Barranco do Mundo, em Pium (TO). Ele estava com uma pistola calibre 9mm. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi baleado e chegou a ser levado para o Hospital de Marianópolis, mas não resistiu.   

Em Confresa, os criminosos fortemente armados atacaram o quartel da Polícia Militar e deixaram a população aterrorizada. O grupo foi até a empresa de transporte de valores Brinks e explodiu o muro do local para roubar o dinheiro do cofre, mas não obteve sucesso. Em seguida, o bando fugiu em direção ao Tocantins dividido em seis carros, e então teve início uma grande operação policial. 

Ao longo da operação foram apreendidas 18 armas, dentre elas dois fuzis .50 e 11 AK-47, carregadores, milhares de munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores, além de coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

O Comando da PMTO afirmou que será mantida a 2ª fase da Operação, com barreiras e bloqueios, além do serviço de inteligência que atuará para identificar criminosos que possivelmente deram apoio ao restante da quadrilha.

"Seguimos a orientação para que a população continue colaborando com os trabalhos, informando quaisquer anormalidades", declarou a PMTO.

Serviço:

O quê: Encerramento da 1ª fase e recepção do efetivo da Operação Canguçu, com subsequente coletiva à imprensa
Quando: Quinta-feira, 18 de maio 2023
Horário: às 16 horas
Onde: Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins

Armamento de grosso calibre apreendido com os criminosos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.