Na capital

Ataque com bomba, incêndio e evacuação são simulados em shopping de Palmas

Para treinamento do Corpo de Bombeiros, policiais militares e funcionários.

Por Redação
Comentários (0)

01/11/2021 17h30 - Atualizado há 2 anos
Escada Mecânica do CBMTO foi usada durante simulação no shopping

Simulações de um suposto princípio de incêndio e de ataque com bomba envolveram e treinaram os funcionários do Capim Dourado Shopping, em Palmas, bem como alinharam as ações da Brigada de Incêndio do local, juntamente com dezenas de bombeiros militares e policiais da Força Tática.

Na simulação, tudo começou por volta das 8h15 desta segunda-feira (1º/11), com o incêndio sendo localizado no estacionamento do subsolo. No mesmo instante,  uma bomba explodiu em uma pizzaria, ferindo um funcionário da manutenção do prédio.

Neste mesmo instante, os brigadistas da casa entraram em ação para conter as chamas e evacuar o público, evitando que alguém se ferisse.

Paralelo a tudo isso, ainda havia a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que chegariam minutos depois com uma grande estrutura para a realização das demais ações.

Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizou quatro de suas principais viaturas, como Comando de Área, Auto-Bomba Tanque, Unidade de Resgate e Auto-Escada Mecânica, além da equipe da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), para o trabalho em altura.

Aos policiais militares da Força Tática, a missão era localizar e conter o responsável pelos ataques com explosivos.

A ação foi intensa por cerca de uma hora, chamando a atenção de quem passava pelo local.

Para a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, o resultado foi de êxito total entre os envolvidos. “O resultado foi um sucesso. Sem alteração nenhuma e a gente conseguiu alcançar os objetivos”, explicou.

A simulação, para o Corpo de Bombeiros Militar, tem valor importante, pois alinha o trabalho dos envolvidos com as principais tarefas numa situação real. “Esse tipo de simulado dá condição de conhecer a estrutura e interagir com os brigadistas que trabalham no local, entender como funciona o acionamento deles, participar com eles dessa ação de segurança”, destacou a tenente-coronel.

Outra parte que tem ganhos elevados é a sociedade como um todo. “Para a comunidade, isso reflete diretamente em  segurança. Caso aconteça alguma ocorrência semelhante, ou diferente, o atendimento do Corpo de Bombeiros Militar e da brigada vai ser muito mais eficiente”, concluiu a comandante.

Funcionário que se feriu, como parte da simulação
Bombeiros militares observam a parte externa do shopping durante a simulação
Policial da Força Tática chega ao shopping para intervenção
Brigadista observa ação dos militares durante simulação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.