DEIC

Colombianos presos em Palmas por extorsão estavam com material de campanha

Os suspeitos estavam com materiais de campanha da coligação 'A Verdadeira Mudança'.

Por Redação 5.752
Comentários (0)

02/10/2018 20h39 - Atualizado há 5 anos
Colombianos Diego Mejio, 34, e Miguel Rodriguez, 25

Dois estrangeiros foram presos na tarde desta terça-feira (2), em Palmas, suspeitos de praticarem crimes contra a economia popular, promover ou constituir organização criminosa, crime contra a ordem econômica e extorsão.

As investigações realizadas pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) apontam que os dois homens realizavam empréstimos a pequenos comerciantes, cobrando-lhes altos juros e em muitas vezes de maneira intimidatória no momento do recebimento dos valores.

Os colombianos Diego Mejio, 34 anos, e Miguel Rodriguez, 25 anos, foram presos na região sul de Palmas nas proximidades da Área Reservada ao Comércio Ambulante (ARCA), em Taquaralto.

Com os dois a polícia encontrou celulares, documentos veiculares, uma certa quantidade em dinheiro, fichas de cadastro usadas possivelmente no credenciamento e acompanhamento da movimentação financeira de empréstimos às vítimas, que chegavam a pagar de R$ 60,00 a R$ 180,00 por dia, de acordo com o valor emprestado.

Também com os suspeitos foram encontrados materiais de campanha da coligação 'A Verdadeira Mudança' encabeçada pelo ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha. Após ouvidos e passarem por exame de corpo de delito, os suspeitos deverão ser encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas – CPP ainda nesta noite.

INVESTIGAÇÕES

De acordo com o titular da DEIC- Palmas, o delegado Evaldo Gomes, as investigações apontam para uma organização criminosa cujo modus operandi não se iniciava em Palmas, mas que ao chegar na Capital, os suspeitos já encontravam toda uma estrutura montada com veículos, apartamentos alugados e uma lista de possíveis vítimas.

Ainda de acordo com o delegado, a maior parte das pessoas investigadas são naturais da Colômbia e os valores recolhidos dos empréstimos e extorsão eram revertidos também para contas situadas na Colômbia.

"Essa organização criminosa que tem como objetivo emprestar valores para alguns comerciantes e pessoas físicas, cobrando juros extorsivos e posteriormente fazendo a cobrança mediante ameaça de recebimento destes valores. Percebemos que eles se aproveitavam da fragilidade financeira daquelas pessoas vítimas dessa arbitrariedade”, afirmou.

Para o delegado, os membros dessa organização realizam envios em depósitos em unidades bancárias internacionais com interpostos locais para as contas internacionais, que são recolhidos em moeda brasileira e posteriormente convertidos em Dólar ou em Pesos Colombianos.

OUTRO LADO

"Através de sua assessoria jurídica, a Coligação A Verdadeira Mudança, liderada pelo candidato a governador Carlos Amastha (PSB), repudia veementemente a leviana tentativa do governo do Estado, através de profissionais da própria Secretaria de Segurança Pública, de tentar ligar os estrangeiros presos por extorsão em Palmas, crime pelo qual já são conhecidos em vários outros Estados, à campanha de Amastha. Lembra ainda que a instrumentalização do aparelho do Estado contra qualquer que seja o candidato é, antes de tudo, um atentado frontal à democracia".

Materiais apreendidos com os colombianos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.