Proteção às mulheres

Delegacia da Mulher de Araguaína finaliza quase 1.000 inquéritos e fecha cerco contra agressores

No ano passado foram solicitadas 705 medidas protetivas de urgência.

Por Redação
Comentários (0)

01/02/2024 14h48 - Atualizado há 2 meses
Caminhada do Agosto Lilás

Com 998 inquéritos finalizados e remetidos ao Poder Judiciário, a 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM - Araguaína) fechou o ano de 2023 intensificando as ações de combate à violência contra a mulher. Ao longo do ano, também foram instaurados 786 novos inquéritos policiais, registrados 815 boletins de ocorrência e solicitadas 705 medidas protetivas de urgência.

Além disso, a 3ª DEAM participou de duas operações nacionais, a Átria e a Shamar, ambas voltadas ao fim da violência contra a mulher. Um dos pontos fortes das ações de conscientização foram a 2ª edição do Projeto Fênix, no mês de março, e a 1ª Caminhada Agosto Lilás, visando o enfrentamento à violência doméstica no município com participação de mais de 600 pessoas. 

“Essas ações demonstram o comprometimento da Polícia Civil em combater a violência doméstica no município de Araguaína e reforçam o nosso papel enquanto autoridade policial e também mulher, em conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a mulher e dar ampla divulgação aos nossos canais de denúncias para que as vítimas se sintam encorajadas em buscar o apoio da polícia e encerrar o ciclo de violência”, destacou a delegada regional de Araguaína, Ana Maria Varjal.

A delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian de Souza, destaca que a unidade especializada tem se empenhado em dar voz às mulheres de Araguaína e região. “Nosso trabalho de conscientização tem o objetivo de levar informações para as mulheres, para que possam identificar se estão sendo vítimas de algum tipo de violência, ou até mesmo identificar essas situações e ajudar mulheres a sua volta. Hoje temos muitos canais de denúncia, uma rede de proteção à mulher bastante atuante e estamos aqui à disposição para dar voz a essas mulheres e dizer que basta de violência contra à mulher”, ressalta a delegada Sarah Lilian.

Um canal de denúncia que vem sendo bastante demandado e que inclusive permite solicitar medidas protetivas de urgência é o aplicativo Salve Mulher. Por meio do aplicativo,  disponível para o sistema Android, é possível obter esclarecimentos sobre os tipos de violência contra a mulher (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), fazer denúncias, inclusive de forma anônima, e agilizar pedidos de medida protetiva.

Palestra Shamar

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.