Procon

Fiscalização apreende mais de 2.100 produtos vencidos em supermercados de oito cidades

102 supermercados foram fiscalizados nas cidades.

Por Redação 617
Comentários (0)

11/09/2020 14h19 - Atualizado há 3 anos
Fiscal do Procon

O Procon Tocantins apreendeu 2.128 produtos com prazo de validade vencido durante operação realizada em 102 supermercados localizados em Palmas, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Colinas e Tocantinópolis.

Do total de apreensões, 1.119 foram realizadas em Palmas, 531 em Paraíso do Tocantins, 75 em Gurupi, 83 em Araguaína, 150 em Dianópolis e 170 em Tocantinópolis.

A operação, denominada de ‘CDC na prática’, iniciou no dia 1º de setembro e encerrou nesta quinta-feira (10).

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, ressalta que os comerciantes devem ficar atentos às normas que regem os direitos do consumidor. “Esta é uma questão de saúde e o cuidado deve ser ainda maior. Estes produtos em nenhuma hipótese devem ser vendidos, pois estão impróprios para o consumo”, afirma.

Ainda durante a operação, foram lavrados 24 autos de infração, todos por produtos vencidos. Os fiscais também notificaram 10 estabelecimentos por ausência de preço nas mercadorias. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa.

Produtos apreendidos

Entre os produtos retirados das prateleiras dos supermercados estavam alimentos, bebidas, cosméticos e produtos de limpeza. “Os fiscais apreenderam extrato de tomate, margarina, mortadela, molho de pimenta, paçoca, cerveja, sucos, amaciante de roupas, sabão em pó, água sanitária, condicionador de cabelo, entre outros”, informa Magno Silva, gerente de fiscalização.

Denuncie

Ao fazer compras, o consumidor que se deparar com produtos com embalagens comprometidas, em situações precárias de armazenamento e ou validade vencida devem denunciar no Disque Procon 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840.

Para formalizar a denúncia, é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.

Produtos vencidos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.