'Iscariotis'

Policial penal é suspeito de cobrar propina e fazer 'vista grossa' a extorsões praticadas em presídio

MPTO apura possível prática de corrupção de um policial penal

Por Redação 978
Comentários (0)

21/03/2024 11h21 - Atualizado há 1 mês
Operação Iscariotis deflagrada pelo GAECO do MPTO.

Notícias do Tocantins -  O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Tocantins deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21/3), a operação Iscariotis, no sul do Estado, para o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão na Casa de Prisão Provisória de Gurupi e em residências da cidade. A Polícia Civil contribuiu com a operação.

O objetivo é reunir informações para investigação que se encontra em andamento no Gaeco sobre a possível prática de crime de corrupção passiva (solicitar ou receber vantagem indevida) por parte de um policial penal e do possível crime de extorsão por alguns reeducandos.

Conforme as apurações, o servidor público, lotado na unidade prisional de Gurupi, teria realizado cobranças à família de reeducando com o objetivo de oferecer proteção e o acesso a alimentos, cigarros e a aparelho celular. Conforme foi levantado, diversos presos também pagavam para ter acesso temporário ao celular e realizar ligações.

Ainda foi apurado que o servidor público, além de solicitar diretamente vantagens indevidas, também fazia “vistas grossas” a extorsões praticadas por reeducandos contra outros detentos e os seus familiares, contribuindo para a ocorrência destes ilícitos.

Nas investigações, foram comprovadas transferências e depósitos bancários realizados a título de extorsão. As práticas irregulares teriam ocorrido ao menos entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

O nome da operação do Gaeco faz referência a um dos doze apóstolos que traiu Jesus por 30 moedas de prata.

MPTO apura crime de corrupção em presídio de Cariri do Tocantins.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.