Polícia alerta

Golpistas sequestram perfis de WahtsApp para pedir dinheiro no Tocantins, alerta polícia

Ativar a 'verificação em duas etapas' e não clicar em links suspeitos são dicas para evitar cair nesse tipo de golpe.

Por Redação 2.645
Comentários (0)

26/02/2019 14h59 - Atualizado há 5 anos
Cuidado com golpe pelo WhatsApp

Criminosos estão sequestrando perfis do WhatsApp com o objetivo de assumir a identidade da vítima e solicitar dinheiro aos seus contatos. Vários casos já foram registrados na Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) em Palmas. 

A delegada titular da DRCC, Milena Lima, informou que a Polícia Civil identificou as principais técnicas usadas pelos criminosos para aplicar os golpes.

Ligações de falsa central telefônica informando aos usuários que estão fazendo uma verificação no Whatsapp e que precisam do código enviado por meio de SMS. Ligação de um falso funcionário da Anatel informando que existe uma lei federal proibindo anúncios em redes sociais e que precisa do código enviado por meio de SMS para a conferência e o envio de mensagens no privado para uma pessoa que faça parte de algum grupo, informando que ele será extinto e em seguida enviam um link do novo grupo” destacou. 

Medidas protetivas 

A delegada recomenda ainda a adoção de algumas cautelas para tentar inibir as ações dos criminosos, tais como a ativação do procedimento de ‘verificação em duas etapas’.

Com a dupla proteção ativada, o app vai pedir uma senha de seis dígitos de tempos em tempos. "Caso alguém consiga clonar o número de telefone e tente configurar o WhatsApp, vai precisar também saber essa senha”, afirmou.

Ainda segundo ela, os usuários devem evitar clicar em links enviados por pessoas desconhecidas e, além da senha, inserir também um e-mail como proteção.

Tente alertar seus contatos através de conhecidos, acaso tenha perdido o acesso à linha telefônica para evitar que cheguem a depositar nas contas indicadas pelos suspeitos” destacou. 

Outras medidas simples, como verificar se realmente está falando com a pessoa certa antes de clicar em links enviados por pessoas conhecidas, e, ao mudar de número, cancelar o perfil caso não deseje migrar a conta para o novo número, também devem ser observadas.

Para a delegada, é sempre bom desconfiar de pedidos inesperados de empréstimos enviados por mensagens, principalmente se a conta utilizada para depósito é diferente de quem está solicitando. 

A Polícia Civil do Tocantins disse que está trabalhando para identificação de alguns envolvidos e alerta que a prática vem ocorrendo também em outros Estados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.