Natividade

Integrante de bando que aplicava 'golpe do novo número' em vários estados é preso no Tocantins

Bandidos abordavam as vítimas por mensagem fingindo ser parentes ou amigos próximos.

Por Redação 600
Comentários (0)

25/04/2023 15h32 - Atualizado há 1 ano
Vítimas eram abordadas por telefone

Um suspeito de integrar uma organização criminosa que aplicava o ‘golpe do novo número’ em vários estados brasileiros foi preso em Natividade, no sudeste do Tocantins, na manhã desta terça-feira (25).

A ação faz parte da operação ‘Rede Integrada’, realizada pela Polícia Civil de Goiás através do Grupo de Repressão ao Estelionato e outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (GREF/DEIC), em conjunto com os estados do Tocantins e Piauí.

A ação aconteceu após o apoio investigativo da Polícia Civil da Bahia, Rio de Janeiro, Alagoas, Acre, São Paulo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso, e objetivou cumprir 46 mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão em três estados simultaneamente.

Os alvos estavam localizados em Goiânia, Goianira, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Hidrolândia, Águas Lindas, Natividade (TO) e Floriano (PI). 

De acordo com o delegado Vladmir Bezerra de Oliveira, de Natividade, a equipe de policiais se dirigiu até o endereço onde o homem foi preso logo nas primeiras horas do dia. “Aqui no Tocantins, nós obtivemos êxito no cumprimento do mandado e ainda apreendemos um celular e máquina de cartão. Realizamos os procedimentos de praxe e, em seguida, o preso foi conduzido à unidade prisional de Natividade”, explicou. 

A investigação

Em meados de agosto de 2022, o Grupo Especializado da DEIC de Goiás desencadeou a operação ‘Mirum’, voltada à repressão de organização criminosa especializada em estelionato eletrônico na modalidade ‘golpe do novo número'.

Com divulgação televisiva nacional, um senhor residente em São Paulo entrou em contato com a equipe se dizendo vítima do golpe e, a partir daí, iniciou-se intensa investigação.

Foi apurado que os sete suspeitos que vitimaram o senhor paulista se conectavam a outros 24 que, juntos, possuem 61 boletins de ocorrência espalhados em oito estados diferentes (GO, MT, BA, RJ, RN, AC, AL e SP). Nestes locais, pelo menos 31 pessoas foram vítima e tiveram prejuízo financeiro somado de cerca de R$ 200 mil, conforme apurado até o momento.  

A investigação ainda mostra que os supostos criminosos abordavam as vítimas através de aplicativos de mensagens se fazendo passar por parentes ou amigos próximos. As vítimas, então, levadas a erro provocado pelo uso fraudulento de imagem, acabavam por transferir valores aos criminosos e, em seguida, se davam conta de que haviam sofrido o crime popularmente conhecido como ‘golpe do novo número’.

Operação desta terça-feira ocorreu em 3 estados

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.