Naturatins

Operação contra pesca predatória no Rio Tocantins apreende 5.200 metros de redes e espingardas

Ação buscou coibir a pesca predatória nas margens do Rio Tocantins e seus afluentes.

Por Redação
Comentários (0)

12/06/2023 14h39 - Atualizado há 10 meses
Operação foi de 7 a 12 de junho

A equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apreendeu 5.200 metros de redes malhadeiras, duas espingardas cartucheiras, duas espingardas artesanais e um apetrecho artesanal de fazer ceva para atrair peixes.

A operação teve início na quarta-feira (07) e foi concluída nesta segunda-feira (12), visando coibir, durante o feriado, a pesca predatória nas margens do Rio Tocantins e seus afluentes. 

De acordo com o gerente de fiscalização, Cândido José Neto, a equipe percorreu o Rio Tocantins e seus afluentes nos perímetros dos municípios de Pedro Afonso, Guaraí, Tupiratins, Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia.

Conforme o gerente, a ação de fiscalização busca garantir o cumprimento da Instrução Interministerial do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Ministério do Meio Ambiente nº 13/2011 (estabelece normas gerais à pesca para bacia hidrográfica do rio Tocantins e período de defeso para as bacias hidrográficas dos rios Tocantins e Gurupi) e das Portarias/Naturatins números 34 e 35/2023, que estabelecem os tamanhos permitidos para captura das espécies de pescados.

Conforme Cândido José Neto, durante a ação foram feitas abordagens a pessoas que se encontravam em acampamentos nas margens dos rios e das que estavam em atividade de pesca, bem como a averiguação de documentos (carteiras de pesca) e fiscalização dos apetrechos utilizados. 

Ainda de acordo com o gerente de fiscalização, os proprietários dos materiais recolhidos evadiram-se do local, não sendo possível identificá-los. Segundo Cândido José Neto, os peixes e outros animais (quelônios) da fauna aquática, encontrados ainda vivos, foram imediatamente devolvidos ao hábitat natural.

O gerente de fiscalização ressaltou que as ações de combate à pesca ilegal no Estado são fundamentais para preservar o ecossistema aquático e garantir o manejo sustentável dos recursos naturais para a presente e futura geração.

Pescado

Na sexta-feira (09), a equipe de fiscalização apreendeu, em Aguiarnópolis, no extremo norte do Estado, um caminhão que transportava 7.200 kg de pescado mediante documentação fiscal com indícios de fraude.

A origem do pescado, conforme verificado pela fiscalização do Naturatins, é o lago da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo, na região de Palmas, e a carga seguiria para Belém (PA).

O responsável pelo transporte foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Tocantinópolis, onde também foi efetuada a doação do pescado para nove instituições localizadas no município. 

Equipe de fiscalização Naturatins
Proprietários dos materiais recolhidos fugiram

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.