Operação Absterge

Megaoperação desarticula facção que tentava se instalar no Tocantins e prende 21 criminosos

Mais de 100 policiais cumprem mandados de busca e apreensão.

Por Redação 1.640
Comentários (0)

15/08/2022 10h13 - Atualizado há 1 ano
Policiais começaram a operação durante a madrugada

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou uma operação na madrugada desta segunda-feira (15) para prender membros de uma organização criminosa investigada pelos crimes de homicídio, tortura, destruição de cadáver, tráfico de drogas, dentre outros.

Segundo a polícia, a facção criminosa é do Maranhão e tentava se instalar em Augustinópolis, onde vinha cometendo crimes, entre eles, quatro homicídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico. 

Os mandados estão sendo cumpridos na região de Augustinópolis, em São Luís e João Lisboa (MA). Cerca de 100 policias participam da operação visando cumprir 43 mandados de prisão e de busca e apreensão. 20 pessoas já foram presas. 

Durante as buscas, um homem foi morto ao trocar tiros com a polícia. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Conforme a Polícia Civil, os criminosos fazem parte de uma organização criminosa do Maranhão que estava também cometendo crimes em Augustinópolis. Eles filmavam o momento em que executavam membros de facções rivais. As imagens circularam nas redes sociais com o objetivo de amedrontar a população e demonstrar a força do grupo.

Ainda de acordo com a polícia, três homicídios que ocorreram na cidade de Augustinópolis nos últimos dias podem estar relacionados com a ação da organização criminosa. Uma mulher teria sido queimada e jogada em um matagal. Em outro homicídio, os criminosos atiraram contra um homem que estaria vendendo drogas. Outra morte teria sido no Maranhão.

A operação foi batizada de 'Absterge' e está sendo comandada pela Delegacia de Polícia Civil de Augustinópolis, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público e um helicóptero do Centro Tático Aéreo do Maranhão. 

“Hoje nosso principal objetivo é desarticular uma organização criminosa que buscava se enraizar aqui no município de Augustinópolis. Basicamente uma atuação voltada para o tráfico de drogas e homicídios. Até o momento 21 pessoas foram presas, eram 23 mandados de prisão, tivemos dois evadidos e um que acabou indo a óbito em razão de confronto com a polícia. Mas de um modo geral foi uma operação exitosa, tivemos grande apreensão de drogas e armas de fogo e outros objetos que vão ajudar a elucidar os crimes investigados pela Polícia Civil”, destacou da 12ª Delegacia de Augustinópolis, que coordena a operação, Jacson Wutke. 

Prisões

Do total de mandados, 23 eram de prisões, dos quais 21 foram cumpridos, já que dois dos alvos conseguiram fugir antes da chegada da polícia. 

Do total de presos, sete eram mulheres que estavam sendo investigadas por associação criminosa e tráfico de drogas. 

Um menor de 16 anos também foi apreendido, apontado como integrante de facção criminosa. O adolescente tem longa ficha criminal envolvendo crimes como homicídio e ocultação de cadáver. 

Tanto as mulheres como o adolescente foram encaminhados para a Central de Flagrantes em Araguatins para depois serem reconduzidos para as Unidades Prisionais.  

Já os homens presos nesta operação foram conduzidos diretamente para o presídio de Augustinópolis. 

A Operação Absterge, que faz menção à limpeza ou purificação, também acontece dentro do Presídio de Augustinópolis, no qual será realizada uma revista nas celas.

Operação reúne mais de 100 policiais

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.