Operação Facinus

Força-tarefa é montada para concluir inquéritos de homicídios nas delegacias do Tocantins

Ações foram desenvolvidas pela Diretoria de Repressão ao Crime Organizado (DRACCO).

Por Redação
Comentários (0)

12/11/2021 16h07 - Atualizado há 2 anos
Força-Tarefa será realizada em todas as regionais da PC-TO

Com o objetivo de concluir ou então reduzir ao máximo o número de inquéritos policiais referentes a crimes de homicídio tentado, na forma qualificada, instaurados pela Polícia Civil do Tocantins nas oito delegacias regionais do Estado, a Diretoria de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) montou uma força-tarefa, denominada 'Facinus'.

 As ações da recém-criada Força-Tarefa foram iniciadas pela 6ª Delegacia Regional de Porto Nacional (6ª DRPC), onde os investigadores da DRACCO, com apoio de policiais da 7ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (7ª DEIC), receberam 34 inquéritos policiais de homicídio tentado, em meados do último mês de julho.  

As equipes se deslocaram várias vezes de Palmas até a cidade de Porto para ouvir testemunhas, realizar incursões, além de promover a coleta de evidências e indícios e efetuar as diligências que auxiliassem na conclusão dos inquéritos.  

Pouco mais de 30 dias depois, no final de agosto, a força-tarefa conseguiu concluir cinco dos inquéritos analisados, além de sugerir ao Ministério Público o arquivamento de outro por falta de indícios de materialidade e autoria. No decorrer dos trabalhos investigativos também foi possível identificar o autor de outro homicídio qualificado, bem como, proceder com a realização de outros procedimentos investigativos que vão consubstanciar na conclusão de outros inquéritos.

No total, até o presente momento, cerca de 20% dos inquéritos repassados à DRACO foram devidamente esclarecidos, sendo que após a conclusão dos mesmos, o Ministério Público manifestou parecer favorável às investigações e ofereceu denúncia contra os autores dos crimes.

Os demais inquéritos policiais estão em estágio avançado e serão concluídos dentro do prazo estipulado. As ações realizadas pelas equipes da Diretoria de Combate ao Crime Organizado visam auxiliar todas as delegacias regionais do estado.   

Nesse primeiro momento, a Força-Tarefa Facinus foi empregada em Porto Nacional, no entanto, nas próximas semanas, a operação será estendida às demais delegacias regionais do estado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.