PM e PC

Operação apreende aparelhos de som em Araguaína e notifica donos de conveniências

Veículos em trânsito com som alto ligado também foram abordados.

Por Redação 2.109
Comentários (0)

14/06/2022 15h16 - Atualizado há 1 ano
Carretinha de som apreendida

Várias aparelhagens de som utilizadas de modo irregular foram apreendidas e inúmeros estabelecimentos notificados em mais uma etapa da operação de combate às infrações de trânsito e perturbação do sossego, deflagrada nesse fim de semana em Araguaína.

A operação foi realizada pelas polícias Civil e Militar em diferentes pontos da cidade. Os agentes fizeram ações de levantamentos, com filmagens e registros dos veículos, carretinhas, bares, chácaras e conveniências, no trecho entre a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a região da Jacuba.

“Proprietários de lojas de conveniência onde os veículos ficam estacionados já enfrentam processos a respeito. Os donos dos veículos de som automotivo cujas placas foram registradas e de carretinhas com som automotivo serão intimados para responderem criminalmente pelo uso de som imoderado”, ressalta o delegado Fernando Rizério Jayme.

Durante os procedimentos efetuados, também foram abordados veículos em trânsito com som alto ligado e que estavam em desacordo com as normas estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores, uma vez que reproduziam volume muito mais alto que o permitido.

Conforme o delegado Fernando Rizério, nem todos os equipamentos são apreendidos no momento das diligências. No entanto, seus proprietários são identificados a fim de que sejam tomadas as devidas providências. “Também estamos saindo durante o dia e nas madrugadas no sentido de intensificar as ações, todavia, a maior incidência de ocorrências e abusos ocorrem, de fato, aos finais de semana”, ponderou.

Fernando Rizério ainda frisou que o trabalho da polícia atende diversas reclamações da população. “No dia em que ocorreu a tradicional Cavalgada de Araguaína, nessa mesma região, quatro estabelecimentos comerciais foram flagrados, fotografados e filmados e responderão cada um por suas condutas”, informou o delegado.

Procedimentos

Veículos estacionados em canteiros centrais, na contramão de direção, calçadas e em qualquer situação com som ligado em alto volume serão multados. Quando apreendidos, somente são liberados pela Justiça e com regularização de todas as pendências administrativas.

Parcerias estão sendo viabilizadas para que vários órgãos possam integrar e combater os abusos promovidos pelo uso de som automotivo na cidade, o que é proibido por diversas legislações.

Como denunciar

Denúncias como a que fundamentaram a autuação podem ser feitas através dos telefones 197 e 190. O cidadão também pode registar seu Boletim de Ocorrência através da Delegacia Virtual e nos canais de denúncia do Departamento de Posturas e Edificações  (DEMUPE), órgão da Prefeitura de Araguaína.

A população também pode contribuir com o trabalho anotando placas dos veículos que estejam causando perturbação por uso de som automotivo em desacordo com as normas estabelecidas, registrar fotos e vídeos e inserir nos boletins de ocorrência para abertura de investigações e processos criminais contra os proprietários.

Aparelhagem de som também foi apreendida
Equipamentos estavam em poder de pessoas que responderão criminalmente

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.