Filho teria ameaçado atear fogo no caminhão do pai.
O empresário Deroux Almeida de Brito foi condenado à prisão por tentar matar o próprio filho atropelado com um caminhão. O crime ocorreu no dia 21 de julho de 2021, em uma das ruas do Jardim dos Buritis, em Gurupi, sul do estado.
Nesta sexta-feira (1º de setembro), o Tribunal do Júri o condenou a 9 anos e quatro meses de reclusão por prática de crime doloso tentado contra a vida de Heldai Ferreira de Brito.
O Conselho de Sentença reconheceu que na manhã daquele ano, o filho do réu foi atropelado por um caminhão que lhe causou sérias lesões corporais.
O júri concluiu que o acusado Deroux Almeida de Brito foi quem atropelou a vítima e reconheceu que ele deu início à execução de crime de tentativa de homicídio, que não se consumou em razão da vítima ter recebido socorro. E ainda que o crime ocorreu por motivo fútil - discussão banal acerca de um botijão de gás. Já o filho teria ameaçado atear fogo no caminhão do pai.
Os jurados reconheceram que que o crime fora praticado por meio cruel com intenso e desnecessário sofrimento a vítima.
Ao analisar as circunstâncias judiciais, o juiz Jossanner Nery Nogueira Luna determinou o regime fechado para início do cumprimento da pena e deixou de fazer a detração (abatimento da pena total a ser cumprida), prevista no art. 387, §2º, do Código de Processo Penal, visto que o sentenciado respondeu o processo em liberdade.
Confira a íntegra da decisão aqui.