Em Mato Grosso

Polícia do Tocantins identifica vereador com nome falso e foragido por duplo homicídio

Ele é presidente da Câmara de Nova Nazaré, em Mato Grosso.

Por Redação 6.369
Comentários (0)

10/03/2022 10h37 - Atualizado há 2 anos
Vereador Márcio Túlio (PSDB) se chama Valdoir Bento Tavares

Um exame de comparação facial realizado pela Polícia Civil do Tocantins levou à prisão do presidente da Câmara de Nova Nazaré, município a 800 km de Cuiabá (MT), vereador Márcio Túlio (PSDB), nessa segunda-feira (7).

O parlamentar é suspeito de um duplo homicídio ocorrido em janeiro de 2007, em Ariquemes, Rondônia, durante uma briga por causa de uma vaga de estacionamento no réveillon. O vereador usava documento de um parente morto há pelo menos 10 anos, segundo o delegado Valmon Pereira da Silva, que investiga o caso.

Na verdade, o vereador se chama Valdoir Bento Tavares. Havia um mandado de prisão contra ele expedido pela Justiça de Rondônia.

De acordo com a Polícia Civil, os investigadores também cumpriram um mandado de prisão contra o irmão dele, um empresário de Goiás. Segundo a polícia, os irmãos estavam usando identidades falsas durante esse período.

Além do duplo homicídio, o presidente da Câmara responde por diversos outros crimes como ameaça, furto de gado, apropriação indébita e direção perigosa.

Enquanto o vereador continuava suas atividades rotineiras, a PC-MT fazia as investigações e solicitou ao Tocantins a realização do exame para confirmar a identidade.

De acordo com o papiloscopista do Instituto de Identificação do Tocantins, Fábio Lanna, o exame era a única fonte de comprovação para identificar o suspeito. “Isso porque já não havia impressões digitais. O exame foi feito rapidamente em uma manhã e o laudo expedido no mesmo dia”, informou. 

O papiloscopista ainda explicou que existem dois tipos básicos de exames faciais. “O reconhecimento facial, em que uma imagem de rosto humano é confrontada por software com um ou vários candidatos de uma base de dados e o outro, que foi feito no caso do suspeito, trata-se da comparação facial, quando o exame é feito por especialista e se analisa tanto a morfologia facial quanto às características distintivas entre duas imagens faciais, a fim de se verificar as compatibilidades entre ambas”, disse.

O exame realizado pela PC-TO colaborou com a suspeita levantada pela equipe investigativa, o que culminou com a confissão do suspeito.

O duplo homicídio

Consta no processo que tramita em Rondônia que Valdoir e o irmão dele, Valteir Bento Tavares, se envolveram em uma briga com outros dois homens na madrugada do dia 1º de janeiro de 2007, por causa de vaga de estacionamento, próximo a uma casa noturna.

Éder da Silva Martins e Edeilson Moura dos Santos foram assassinados a tiros. Outra pessoa que estava com as vítimas também foi baleada, mas sobreviveu porque conseguiu fugir.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.