Fiscalização

Mais de 50 kg de agrotóxicos são encontrados dentro de malas no bagageiro de ônibus

Ocorrência foi registrada em Guaraí, na região central do estado.

Por Redação
Comentários (0)

22/06/2022 10h40 - Atualizado há 1 ano
Apreensão do agrotóxico foi durante fiscalização de rotina da PRF em Guaraí.

A Polícia Rodoviária Federal do Tocantins (PRF) apreendeu 50,2 kg de produto agrotóxico sendo transportado irregularmente em Guaraí, na região central do estado. O material estava dentro de duas malas de viagem em um ônibus de passageiros que fazia linha de Goiânia (GO) a Marabá (PA).

De acordo com informações da PRF, durante fiscalização de rotina na segunda-feira (20/6), por volta das 14 horas, o ônibus foi parado e a equipe solicitou aos motoristas que abrissem o compartimento de cargas do veículo. Dentro dele, foram localizadas duas malas grandes, que continham um pó branco, granulado, a granel e sem embalagem. 

Os policiais verificaram os bilhetes de bagagens, que relacionavam as malas encontradas a um homem que estava no ônibus. Ao ser questionado, ele informou que tratava-se de defensivo agrícola do tipo Benzoato de Emamectina, um inseticida que atua no controle de larvas de lepidópteros (lagartas).

Ainda segundo o homem, o material havia sido embarcado a pedido de seu primo para ser transportado até a cidade Caxias (MA), onde iria trabalhar na lavoura de soja de outro parente.

O passageiro não apresentou nenhum tipo de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou do órgão do Executivo Federal, nem notas de órgãos fiscais nacionais.  

Diante das informações obtidas, foi constatada a princípio o crime de produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas 

O produto apreendido e o homem foram encaminhados à Polícia Civil de Guaraí.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.