Segurança pública

Tocantins agora está oficialmente integrado à Rede Nacional de Bancos de Perfis Genéticos

Próximo passo será a instalação do software CODIS.

Por Redação
Comentários (0)

26/08/2023 10h07 - Atualizado há 8 meses
A previsão é que o sistema esteja em plena operação no Estado a partir do mês de outubro.

O Estado do Tocantins está oficialmente incorporado à Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). A decisão do Comitê Gestor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) foi deliberada nesta quinta-feira (24/8). A decisão deve ser publicada no próximo relatório RIBPG. 

Para fazer parte da rede nacional, o Núcleo de Genética do Tocantins teve que cumprir os requisitos técnicos previstos na Resolução nº 12, do RIBPG. Após uma série de adequações e rigorosa auditoria externa foi atestada a qualificação e competência técnica do laboratório.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, comemorou a decisão. “Com certeza essa integração do Tocantins à rede de perfis genéticos vai melhorar o trabalho da nossa polícia científica e trazer mais agilidade para os trabalhos de investigação”. 

O próximo passo será o treinamento dos peritos do Laboratório de Genética Forense, previsto para acontecer já no próximo mês e posteriormente a instalação do software CODIS (Combined DNA Index System), o programa que permite o compartilhamento e a comparação dos perfis genéticos.

A partir do momento que o software CODIS estiver em operação no Estado, mesmo que o autor de um crime seja desconhecido, o laboratório analisará os vestígios, e o perfil genético daquele material será inserido no banco de dados e, então, será comparado com perfis genéticos inseridos nos bancos de perfis genéticos estaduais e nacional.

O superintendente de Polícia Científica Alexandre Agrelli também comentou a importância dessa integração. “Nós estávamos confiantes que a decisão do Comitê Gestor seria favorável para o Tocantins e agora é trabalhar para finalizarmos a implantação do software e iniciar os trabalhos o quanto antes”.

A previsão é que o sistema esteja em plena operação no Estado a partir do mês de outubro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.