Investigação

Bandidos de São Paulo que aplicavam golpe do falso leilão responderão processo no Tocantins

Vítima arrematou veículo por cerca de R$ 30 mil, mas não recebem o bem.

Por Redação
Comentários (0)

26/03/2024 17h14 - Atualizado há 1 mês
As investigações tiveram início em junho de 2022

Notícias do Tocantins – A Polícia Civil do Tocantins concluiu mais um inquérito policial instaurado para apurar a recorrente prática fraudulenta popularmente denominada ‘Golpe do Falso Leilão’ e indiciou cinco pessoas associação criminosa, estelionato mediante fraude eletrônica e lavagem de capitais. 

Conforme delegado Lucas Santana, o crime é cometido a partir da veiculação de site alusivo a um pretenso serviço de leilão e utilização de perfil junto ao aplicativo de mensagens.

As investigações tiveram início em junho de 2022, ocasião em que a vítima, ao consultar um sítio eletrônico supostamente vinculado a um leilão de veículos, teria se interessado por um deles e o arrematado, via transferência bancária, por cerca de R$ 30 mil, ao que, inclusive, recebeu um termo de arrematação que lhe asseguraria a propriedade do bem. 

“Ocorre que tudo não passou de uma articulação fraudulenta, sendo que tal leilão era fictício e o automóvel jamais foi enviado para a vítima”, ressaltou a autoridade policial. 

Com o aprofundamento das investigações e a realização de minucioso trabalho investigativo, revelou-se a existência de uma autêntica associação criminosa, a partir da qual bandidos residentes no Estado de São Paulo se articularam visando à obtenção de vantagens financeiras, mediante o cometimento de estelionatos em meio eletrônico e, consecutivamente, lavagem de capitais.

“Após a consumação da fraude eletrônica investigada, os integrantes do grupo criminoso alimentaram uma rede de contas bancárias, visando à pulverização imediata da vultosa quantia ilicitamente angariada, ao que empregaram uma série de artifícios para dissimulação/ocultação da origem deste ganho, notadamente saques fracionados, transferências sequenciais (ora para contas de mesma titularidade, ora para terceiros) e operações em máquinas de cartões”, disse o delegado Lucas. 

Com a conclusão das investigações, o inquérito policial foi encaminhado à Justiça, com vistas ao Ministério Público, para a adoção das medidas legais que se fizerem necessárias.  

O delegado Lucas Santana ressalta a importância da ação da Polícia Civil, uma vez que foi possível desbaratar e identificar uma associação criminosa que certamente havia lesado outras pessoas. 

“As investigações revelaram um esquema que envolvia várias pessoas com o objetivo único de aplicar os golpes e auferir lucros, valendo-se da boa vontade de pessoas de bem que acreditavam nos anúncios e, de boa fé, pensavam que estavam celebrando um negócio legal, mas que na verdade se tratava de fraude”, frisou. 

A autoridade policial também faz um alerta, a fim de evitar que o cidadão caia em golpes como o falso leilão. “É muito importante que todo aquele que deseja adquirir um bem, seja veículo ou outro objeto, se certifique de que o bem realmente existe, realizando uma inspeção presencial e se cercando das garantias de que o leilão é legítimo e promovido por instituições e pessoas idôneas. Desse modo, é possível evitar cair em golpes e ter prejuízos, que podem chegar a milhares de reais”, pontuou o delegado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.