Investigação concluída

Homem é indiciado por agredir vizinho idoso com facão e pedaço de madeira para roubar dinheiro

Crime ocorreu no dia 13 de agosto, em Conceição do Tocantins.

Por Redação
Comentários (0)

30/08/2023 15h00 - Atualizado há 7 meses
Entrada de Conceição do Tocantins.

Um homem de 27 anos foi indiciado pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (30/8), pelo crime de tentativa de roubo mediante violência ou grave ameaça exercida com emprego de arma branca. A vítima é o vizinho do suspeito, um idoso de 75 anos, o qual ficou gravemente lesionado. O crime ocorreu em Conceição do Tocantins no último dia 13 de agosto.

As investigações iniciaram logo após o registro da ocorrência na Central de Atendimento da Polícia Civil em Dianópolis, depois que policiais militares foram acionados para averiguar o fato de um idoso ter sido encontrado caído e ferido nos fundos de sua residência no Setor Brasil. O idoso foi socorrido ao Hospital de Arraias e, posteriormente, transferido para o Hospital Regional de Porto Nacional.

Inicialmente, vizinhos pensaram que o idoso estava sendo agredida pelo filho, fato descartado no decorrer das investigações, uma vez que o filho estava em uma fazenda na zona rural. A própria vítima disse à equipe médica que não havia sido seu filho, mas sim um vizinho.

Os policiais militares disseram que encontraram o idoso caído no quintal com dois cortes na cabeça. Ele estava consciente, mas atordoado. Após realizarem uma varredura nos arredores, os PMs encontraram um pedaço de madeira sujo de sangue, o qual foi entregue na 104ª Delegacia de Conceição do Tocantins. 

Durante as investigações foi apurado que uma vizinha, ao ouvir os pedidos de socorro da vítima, acionou outros vizinhos, que ao chegarem ao local já encontraram o idoso sozinho caído ao chão. Entretanto, um vizinho recém-chegado na cidade foi visto conversando com a vítima minutos antes. "Esse mesmo vizinho, que de fato é autor do crime, percebendo a movimentação, foi até o local de banho tomado, fato que chamou a atenção dos demais e ainda interagia com a vítima", conta a delegada Melícia Ganzarolli Resende.

Motivação

Segundo a própria vítima, a motivação do crime seria dinheiro. "A vítima declarou que foi o vizinho que lhe agrediu com um pedaço de pau, o atingindo pelas costas, e depois começou a lhe golpear com um facão. Disse ainda que o autor queria roubar o dinheiro que ele tinha costume de levar no bolso e que só não consumou o ato porque ele gritou e porque o dinheiro estava guardado dentro de casa", relatou a delegada, informando que o idoso reconheceu o autor por foto e, posteriormente, foi realizado o reconhecimento pessoal.

No decorrer das investigações, o autor compareceu espontaneamente à 104ª DP e negou as acusações, informando que estava tomando banho no momento dos fatos. "Indagado sobre a vítima ter feito o reconhecimento após visualizar a foto, ele disse que não procedia pois estava tomando banho e que os vizinhos haviam visto ele chegar ao local", falou a delegada.

Mesmo com a negativa, os policiais civis aprofundaram as investigações no sentido de averiguar todas as circunstâncias do fato, não restando dúvida quanto à autoria do crime.

Extensa ficha criminal

O autor tem extensa ficha criminal e possui várias passagens por furtos e roubos em Dianópolis, Almas e até em Campos Belos (GO). "Ele se disfarça de trabalhador para praticar delitos como roubos e furtos, e possui várias passagens pela prática de crimes cometidos no entorno de onde reside", conclui a delegada.

Os facões utilizados no crime também foram localizados e apreendidos pela Polícia Civil, bem como o relógio do autor que ajudou a identificá-lo.

O indiciado foi preso no último dia 22 em cumprimento a mandado de prisão preventiva, após representação da autoridade policial e deferimento da Justiça. Ele foi encaminhado para unidade prisional de Arraias, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

Facões utilizados na tentativa de roubo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.