Fiscalização

Cerca de 4 toneladas de sementes são apreendidas em Araguaína pela Adapec

Por Redação AF
Comentários (0)

26/01/2016 12h23 - Atualizado há 5 anos

Inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam aproximadamente quatro toneladas de sementes de capim irregulares na manhã de segunda-feira (25) em Araguaína, região norte do Estado. Os produtos estavam sem a documentação necessária, em sacarias impróprias e sem identificação de procedência, além de estarem armazenados de forma irregular. O proprietário foi multado em R$ 3.600 e as sementes serão encaminhadas para destruição no aterro de resíduos inertes do município.

De acordo com o inspetor agropecuário da Adapec, José Carlos Dias, após uma denúncia anônima os profissionais se dirigem ao local, onde foram constatadas as irregularidades. “Deparamos com um galpão armazenando as sementes e um caminhão carregado dos produtos, que segundo o motorista, vinham de Ceres-GO com destino à Barreiras-BA”, disse.

O inspetor disse ainda que o proprietário não apresentou as documentações necessárias, entre elas, o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), o Termo de Conformidade ou certificado emitido pelo responsável técnico da produção. Além disso, identificação da embalagem com rótulo, onde devem constar os padrões mínimos de germinação e pureza, de acordo com cada variedade, além do prazo de validade.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as ações visam resguardar os produtores rurais de produtos que não atendem os requisitos de qualidade, de acordo com o que está previsto na legislação estadual e federal. “A comercialização clandestina de sementes traz prejuízos econômicos, pois não atendem um padrão de qualidade, de germinação e podem disseminar pragas”, alerta.

Ações

Entre janeiro de 2015 até o momento, a Adapec já apreendeu 52,7 toneladas de sementes irregulares. As ações ocorreram nos municípios de Divinópolis, Caseara, Paraíso, Palmas, Araguatins e está última em Araguaína.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.