Saúde

Paciente elogia atendimento em UBS após se curar da tuberculose em Araguaína: 'fez toda diferença'

Diagnosticado duas vezes com a doença, ele conta que recebeu todo o amparo durante o tratamento.

Por Redação
Comentários (0)

19/07/2023 15h32 - Atualizado há 9 meses
Hermes José da Silva

A tuberculose é uma doença grave e silenciosa que ataca comumente o sistema respiratório. A tosse excessiva, o cansaço e as constantes dores nas articulações levaram o morador Hermes José da Silva a procurar atendimento médico na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Francisco Barbosa, na Vila Aliança.

“Quando apresentei os primeiros sintomas, eu procurei por atendimento e logo recebi o diagnóstico e todo suporte, desde os exames até a medicação. Hoje, estou curado e continuo fazendo o acompanhamento”, disse.

Hermes é um dos pacientes atendidos em Araguaína pelo Programa Municipal da Tuberculose. Oferecido pela Secretaria da Saúde de Araguaína, o conjunto de ações proporciona ao paciente tratamento totalmente gratuito, incluindo exames e medicação. Em 2022, a cidade registrou e tratou 41 casos de tuberculose e, neste ano, foram 18 casos locais e 12 de outros municípios, totalizando 30. Todos os pacientes estão sendo acompanhados pelo programa.

Lucirene Veras, responsável pelo programa da Vigilância Epidemiológica, explica que, além do que é disponibilizado para a população, ainda há capacitação, orientação e apoio a todos os profissionais da saúde para oferecer um atendimento mais completo à população de Araguaína.

“Por meio das ações preventivas, conseguimos alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da tuberculose, bem como incentivar a população a procurar pelos serviços de saúde em casos suspeitos”, afirmou Lucirene.

Prevenção

O diagnóstico precoce da tuberculose permite um tratamento mais eficiente e com mais chances de cura, reduzindo o risco de contágio e o desenvolvimento de possíveis complicações. A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin) é uma importante aliada na prevenção da doença, sendo aplicada ainda nos primeiros meses de vida.

A vacina protege a criança das formas mais graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, prevenindo a infecção ou a progressão da doença. Em Araguaína, a vacina BCG está disponível em todas as salas de vacinação das UBS.

Sobre a tuberculose

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões e pode acometer outros órgãos, como rins, ossos, olhos, entre outros. Nos casos mais graves, em que a doença não é tratada, a tuberculose pode acabar levando o paciente à morte.

Transmissão e sintomas

A doença é transmitida pelo ar, por meio da fala, espirro ou tosse das pessoas com a infecção ativa. Ela não é propagada a partir de roupas, lençóis, copos e outros objetos.

Um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse seca ou produtiva (com catarro) persistente por três semanas ou mais. O paciente também pode ter febre, suor excessivo no período da tarde, cansaço e perda de peso.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No Brasil, 78 mil novos casos de tuberculose foram registrados em 2022.

Atendimento gratuito nas UBS

Em caso de suspeita, o morador que apresentar sintomas da tuberculose pode procurar atendimento na UBS de referência, ou nas unidades de emergência, como UPA (Unidade de Pronto de Atendimento) e PAI (Pronto Atendimento Infantil).

"O tempo para recuperação pode demorar de seis meses a um ano. É importante reforçar que, durante esse período, o paciente será devidamente acolhido pelos profissionais, onde recebe gratuitamente toda a medicação para o tratamento”, destacou a Secretária da Saúde, Ana Paula Abadia.

Araguaína possui o Programa Municipal da Tuberculose

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.