Agosto Lilás

Advogado, médica e psicóloga fazem palestras para servidores no HRA sobre combate à violência

Hospital recebe com frequência vítimas de violência e precisa saber como acolhê-las.

Por Redação
Comentários (0)

01/09/2023 09h22 - Atualizado há 7 meses
Palestras aconteceram na sala de reuniões do HRA

Encerrando o Agosto Lilás, o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Araguaína (HRA) realizou nesta quinta-feira (30), palestras com o tema: "Combater a violência doméstica e sexual é dever de todos”. Participaram do evento profissionais da unidade, parceiros e acadêmicos de diversos cursos da área da saúde.

Os palestrantes foram o advogado Marcos Reis, a ginecologista Cláudia Denise Mangueira e a psicóloga Emanuella Marques.

A enfermeira Sandra Helena de Lima destaca que a campanha é de conscientização, de combate contra todas as formas de violência, seja ela doméstica ou violência sexual. “Esse tema é de total relevância, a discussão dele dentro das unidades hospitalares, onde ocorre o atendimento à pessoa em situação de violência doméstica ou sexual, é de suma importância. Falar sobre o assunto e tentar sanar algumas dificuldades que são gargalos para o atendimento é importante”.

O advogado Marcos Nehemias Negrão Reis afirmou ser “importante que todo o corpo técnico e profissional do hospital tenha conhecimento não só da legislação, mas de todos os arcabouços jurídicos e informativos que dizem respeito a ela para um enfrentamento mais assertivo". "Conhecendo, tendo o domínio do assunto, a gente consegue identificar melhor pessoas vítimas de violência. O Agosto Lilás é um exemplo de que em todas as instituições, a sociedade se debruça sobre o tema. Mas ele precisa ser discutido em todo momento, precisa ser discutido em casa, precisa ser discutido na igreja, na sociedade, exatamente porque diz respeito não só à segurança pública, mas à garantia fundamental da vida, do direito à diversidade, do direito às pessoas, do direito à cidadania”.

A acadêmica de enfermagem do Unitpac, Ana Amélia Moronjardini, ressaltou a importância das palestras. “Como eu sou acadêmica, vou poder aproveitar no meu dia a dia o que aprendi aqui hoje e quando estiver atuando na área, posso durante o atendimento receber uma pessoa que sofre de violência e tenho que saber como acolhâ-la e como lidar com aquela situação.”

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.