Projeto ETE

Prefeito garante que estação de esgoto não será construída no centro de Babaçulândia

Audiência pública reuniu representantes da OAB, Naturatins, CESTE e prefeitura.

Por Joselita Matos | Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

20/12/2022 16h00 - Atualizado há 1 ano
Audiência pública realizada na Câmara Municipal de Babaçulândia.

Os moradores de Babaçulândia e empresários do segmento turístico já podem ficar mais tranquilos em relação ao projeto de implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade que é considerada a capital turística da região norte do Tocantins.

Nesta segunda-feira (19/12), a prefeitura realizou uma audiência pública para debater o Sistema de Esgotamento Sanitário e decidiu pela mudança do local da obra. Até então, o projeto previa a construção da ETE dentro da zona urbana da cidade.

A audiência teve a participação do prefeito Franciel Brito, de vereadores, moradores, representantes da BRK Ambiental, Naturatins, Consórcio Estreito Energia (Ceste) e da Comissão de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corrupção da OAB-TO.

Durante a audiência, o coordenador de Meio Ambiente, Hainer Arruda, detalhou todo o histórico do projeto do sistema de esgotamento sanitário, que começou ainda no ano de 2006 e se arrasta até hoje. Em seguida, o prefeito Franciel Brito disse que nunca assinou nenhum documento especificando o local de implantação da ETE e garantiu que a população não será prejudicada por essa escolha.

A prefeitura de Babaçulândia explicou ao AF Notícias que o processo de licenciamento ambiental, na gestão anterior, referia-se a uma área na beira do lago. “O CESTE havia dito que seria ao lado da Nova Orla, mas descobrimos, depois de nossa equipe pedir vistas do processo no Naturatins, que a área licenciada não era a que o CESTE tratava em reuniões”, explicou.

Conforme a prefeitura, havia muita desinformação em relação ao projeto, mas todas as dúvidas foram esclarecidas durante a audiência pública. Por fim, o prefeito garantiu que vai procurar um local adequado para que a comunidade, empresários e o setor turístico não sejam prejudicados.

Para Marcus Senna, presidente da Comissão da OAB-TO, foi uma grande vitória para todos. “Tivemos êxito em demover o município, CESTE e BRK da ideia de implantar uma ETE no centro da cidade de Babaculândia. Prefeito, vereadores e empresas assumiram o compromisso de buscar um lugar que não interfira na zona urbana. Uma grande vitória para os babaçulandenses e para todo o Tocantins”, declarou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.