Concurso Público

Governo adia pela 3ª vez curso de formação do sistema socioeducativo e causa revolta

Por Nielcem Fernandes 1.111
Comentários (0)

11/09/2018 16h41 - Atualizado há 5 anos
Alunos aprovados iniciam curso de formação

Os candidatos aprovados no cadastro reserva do concurso público da Defesa Social e Sistema Socieducativo querem mais celeridade do Governo do Estado na realização do curso de formação profissional, última etapa do certame.

O vice-presidente da comissão de aprovados, Alrilei da Costa Franco disse que o cronograma inicialmente divulgado já foi alterado duas vezes e agora o início do curso só acontecerá em janeiro de 2019.

Em junho deste ano foi publicado o cronograma para os cargos de assistente socioeducativo, técnico socioeducador e analista socioeducador, com início do curso de formação previsto para o dia 12 de setembro de 2018. A publicação do resultado final e homologação seria no dia 9 de novembro.

Porém, com a nova alteração publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (10), a aula inaugural foi remarcada para 14 de janeiro de 2019, o que causou transtornos e prejuízos aos candidatos convocados, pois muitos já tinham alugado imóveis na capital e deixado os empregos atuais. 

“O primeiro cronograma marcou o início do curso para o dia 12 de setembro. Depois foi adiado para o dia 25 do mesmo mês. Agora recebemos uma notícia horrível para todos nós que já pedimos demissão de outros empregos, compramos uniformes e pagamos aluguel. Somos mais de 120 candidatos aprovados, ou seja, mais de 120 famílias que estão no prejuízo. Queremos que o governo reverta isso tendo em vista que os aprovados para o sistema penitenciário vão começar o curso no próximo dia 17", desabafou.

Os candidatos vão se reunir na sexta-feira (14) para definir as medidas a serem adotadas e devem procurar o Ministério Público Estadual.

"Nós estamos indignados. Colegas aprovados no mesmo concurso, mas para cargos distintos vão começar a formação na próxima segunda-feira. Achamos isso uma afronta a nossos direitos por que o cronograma já foi adiado por duas vezes. Muitos dos colegas já estão desempregados, pois o curso exige disponibilidade de tempo integral”, disse.

O OUTRO LADO

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), a alteração do cronograma foi ocasionada com a finalidade de se respeitar as demandas estabelecidas pelo processo administrativo que visa a contratação de professores a fim de ministrarem o Curso de Formação Profissional do cadastro de reserva do concurso público para o provimento dos cargos do quadro da defesa social; justificado pelo princípio da conveniência e oportunidade da Administração Pública.

Confira o novo cronograma:

14/01/2019: Início do Curso de Formação para os cargos de Assistente Socioeducativo, Técnico Socioeducador e Analista Socioeducador – Aula inaugural

13/02/2019: Fim do curso de formação para os cargos de Assistente Socioeducativo, Técnico Socioeducador e Analista Socioeducador

05/02/2019: Publicação dos locais de prova e horário

17/02/2019: Aplicação da Prova objetiva

18/02/2019: Divulgação do gabarito provisório da prova objetiva

19 e 20/12/2019: Prazo para interposição de recurso da prova objetiva

26/02/2019: Publicação dos recursos deferidos e indeferidos e gabarito definitivo da prova objetiva

01/03/2018: Publicação do resultado final para os cargos de Assistente Socioeducativo, Técnico Socioeducador e Analista Socioeducador

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.