Muita chuva

Araguaína amanhece debaixo d'água; temporal causa alagamentos e transtornos no trânsito

Um veículo ficou boiando no meio de um alagamento.

Por Redação 2.414
Comentários (0)

03/04/2023 08h30 - Atualizado há 1 ano
Carro boiando na enxurrada em Araguaína.

Um temporal caiu na região norte do Estado no início da manhã desta segunda-feira (03/04). Em Araguaína, a chuva começou por volta das 7 horas, quando muitos pais e mães estavam deixando os filhos na escola ou a caminho do trabalho.

Em poucos minutos, a forte chuva causou grandes alagamentos, sobretudo na região central da cidade, e congestionou o trânsito em várias ruas e avenidas. O temporal durou cerca de 1 hora.

Um dos pontos de alagamento ocorreu na Margina Neblina, inclusive no cruzamento com a Avenida Cônego João Lima. As duas avenidas são bastante movimentadas.

Um veículo ficou boiando no cruzamento da Rua Ademar Vicente Ferreira com a Via Norte, próximo a um supermercado. O nível da rua ficou mais baixo após a construção da nova avenida, e as bocas de lobo não conseguiram escoar o volume de água da chuva.

VEJA

Projeto Águas de Araguaína

Araguaína convive há anos com problemas de alagamentos causados pela chuva. Na gestão passada, o ex-prefeito Ronaldo Dimas deu início a um projeto ousado para resolver o problema, que segue a todo vapor na atual gestão do prefeito Wagner Rodrigues. No total, as obras somam um investimento de R$ 350 milhões.

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), prevê obras de drenagem e construção de bacias de detenção da água da chuva, além de pavimentação asfáltica, novos parques urbanos e avenidas nos trechos canalizados dos córregos.

Dentre as obras já contratadas e que aguardam a ordem de serviço para serem iniciadas está a construção de três bacias de detenção na cabeceira do córrego Neblina, na região da Vila Norte.

Esse tipo de reservatório controla o escoamento da água das chuvas com um armazenamento temporário, liberando lentamente a água acumulada e garantindo que o sistema de macrodrenagem funcione com eficiência.

As mudanças climáticas consolidadas nos últimos anos, em especial o aumento no volume de chuva, exigem que os projetos de drenagem sejam cada vez mais presentes e eficientes dentro da infraestrutura urbana.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.