Em queda

Araguaína completa 30 dias sem registrar nenhum homicídio e mantém tendência de queda

População pode fazer denúncia por meio da Central 197 ou do telefone (63) 3411-7366.

Por Redação
Comentários (0)

07/03/2024 15h19 - Atualizado há 1 mês
Redução já é percebida ao longo dos últimos quatro anos

Notícias do Tocantins - A Polícia Civil registrou a marca de 30 dias sem nenhuma ocorrência de homicídio consumado em Araguaína. O último homicídio registrado na cidade ocorreu no dia 4 de fevereiro.

A redução desse tipo de ocorrência já é percebida ao longo dos últimos quatro anos na cidade, conforme apontam os dados da Polícia Civil. Em 2020 foram registrados 46 homicídios; já em 2023 o número caiu para 28, o que representa uma diminuição de 39,13% nos casos de homicídios em Araguaína. Já nos meses de janeiro e fevereiro, no período que compreende os anos de 2020 a 2024, o número caiu de dez para três registros, o que corresponde a uma queda de 70%.

O delegado titular da 2ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP - Araguaína), Breno Eduardo Campos Alves, comemora a queda nos índices de homicídios, que tem grande contribuição do intenso trabalho realizado pelas equipes da Polícia Civil no sentido de investigar e reprimir crimes contra a vida.

“Os dados mostram que estamos tendo êxito no nosso trabalho na repressão aos homicídios e em trazer o bem-estar à população de Araguaína. Mas sabemos que o crime de homicídio é multifatorial e nenhuma instituição sozinha é capaz de enfrentá-lo, sinal que as instituições têm cumprido seu papel”, destaca.

Além da redução dos homicídios, é importante que os casos consumados anteriormente sejam elucidados. Nesse sentido, o delegado adjunto da DHPP - Araguaína, Adriano de Aguiar Carvalho, destaca que a população também pode ser uma importante aliada da Polícia Civil para que os crimes sejam solucionados.

“Muitas vezes, o cidadão acredita que a Polícia Civil já detém todas as informações necessárias sobre o autor do crime ou sobre a motivação, mas, talvez, essa informação nunca chegou a nós. Então, caso o cidadão tenha informação sobre autores de crimes de homicídios, apelidos, motivo do crime ou quaisquer outras informações que possam ajudar a polícia, é importante que a denúncia seja feita”, reforça o delegado.

Canais de denúncia em Araguaína

Tendo em vista uma maior participação popular na elucidação de crimes, a 2ª DHPP disponibiliza mais um canal de comunicação para que o cidadão possa fazer denúncias relativas exclusivamente a homicídios, tentativas de homicídios e latrocínios que tenham ocorrido em Araguaína. Trata-se da Central 197 ou do telefone (63) 3411-7366, que também é WhatsApp.

Ao ligar ou enviar uma mensagem para os números fornecidos, as informações serão recebidas diretamente pela equipe da 2ª DHPP. A identidade do denunciante é assegurada com total confidencialidade, visando a segurança e a proteção.

O delegado Breno Eduardo Campos Alves reforça que toda informação, desde que verdadeira, vai auxiliar nas investigações da Polícia Civil. “As denúncias podem ser feitas de forma anônima e nós garantimos o sigilo. A partir da denúncia, todas as informações serão devidamente checadas e, se validadas, auxiliarão no trabalho investigativo”, conclui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.